Formação cidadã para contrapor-se às práticas de consumo no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.960Palavras-chave:
formação cidadã, consumo, educação.Resumo
O artigo objetiva aprofundar a relação entre formação cidadã e práticas de consumo. Resulta de pesquisa na literatura e ampara-se em marcos legais brasileiros e autores como Bauman (2007, 2008, 2009), Cardia e Bastos (2005), Reis (2009, 2013), dentre outros. O intuito é problematizar a respeito da função e responsabilidade da escola em propiciar uma educação de envergadura crítica e emancipadora que resulte em formação de cidadãos capazes de exercer a prerrogativa de questionar o mundo a partir dos saberes escolares. Dentre esses saberes, destacam-se os conhecimentos da área das Ciências Naturais que podem oferecer espaço para projetos interdisciplinares que oportunizem uma educação científica capaz de lançar luz na construção de uma consciência ambiental, lúcida, enquanto consumidores, capazes de agir de forma ativa e posicionar-se perante os apelos do mercado e do consumo.Referências
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