Aspectos históricos e políticos do Processo de Bolonha: expansão de políticas de internacionalização na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1379

Palavras-chave:

Processo de Bolonha, políticas de internacionalização, formação docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos históricos e políticos do Processo de Bolonha por meio de um estado do conhecimento realizado no Portal de Periódicos da CAPES, entre os anos de 2006-2018, considerado um montante refinado de 23 artigos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e hermenêutica, no sentido de compreender o referido movimento que contribuiu para a expansão de políticas de internacionalização na Educação Superior. A partir do levantamento de dados, foi possível considerar algumas categorias de análise que contribuíram para fundamentar as presentes discussões. Os resultados indicam que se trata de uma conjuntura definida por meio de um panorama que instala e orienta sistemas educativos a partir da visão eurocêntrica e de globalização econômica, influenciando políticas mundiais de Ensino Superior, formação docente, entre outras. Faz-se necessário refletir sobre o contexto e as políticas advindas do Processo de Bolonha, bem como as consequências que dele decorrem para que sejam possíveis desenvolver estratégias e ações que possibilitem atuações colaborativas e contribuintes para todos na sociedade.

Biografia do Autor

Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Regional de Blumenau (GEPES/FURB) e participa do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior − Rede GIEPES/UNICAMP.

Márcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-Graduação − Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Regional de Blumenau (GEPES/FURB) e participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior − Rede GIEPES/UNICAMP.

Referências

ANTUNES, Fátima. Uma trajetória singular? Apontamentos sobre europeização, privatização e especificidades do ensino superior português. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 11, n. 1, p. 165-84, jan./maio 2017.

ANTUNES, Fátima. O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. esp., p. 1-28, nov. 2007.

ANTUNES, Fátima. Governação e espaço europeu de educação: regulação da educação e visões para o projecto ‘Europa’. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, Portugal, n. 75, p. 63-93, 2006.

AZEVEDO, Mario Luiz Neves de. A integração dos sistemas de educação superior na Europa: de Roma a Bolonha ou da integração econômica à integração acadêmica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. esp., p. 133-49, nov. 2007.

BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia. O processo de Bolonha no espaço europeu e a reforma universitária brasileira. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. esp., p. 95-106, nov. 2007.

BIANCHETTI, Lucídio; MAGALHAES, Antonio M. Declaração de Bolonha e internacionalização da educação superior: protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão. Avaliação (Campinas), Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, p. 225-49, mar. 2015.

BORGES, Maria Creusa de Araújo. Reforma da universidade no contexto da integração europeia: o Processo de Bolonha e seus desdobramentos. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 34, n. 122, p. 67-80, jan./mar. 2013.

BURBULES, Nicholas C.; TORRES, Carlos Alberto (Org.). Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

CANAN, Silvia Regina; SUDBRACK, Edite Maria. A universidade brasileira e as políticas de educação superior no território Ibero-americano: avançamos? HOLOS, Natal, RN, ano 34, v. 2, p. 333-50, jun. 2018.

CASTRO, Alcina Maria Martins de; TOME, Rosa Maria; CARRARA, Virgínia Alves. A emigração dos assistentes sociais portugueses: faces do trabalho e do desemprego em tempos de crise e austeridade. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 121, p. 95124, jan./mar. 2015.

COUTINHO, Luciano. Nota sobre a natureza da globalização. Economia e Sociedade, Campinas, SP, n. 4, p. 21, jun. 1995.

DIAS SOBRINHO, José. O processo de Bolonha. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. esp., p. 107-32, nov. 2007.

ERICHSEN, Hans-Uwe. Tendências européias na graduação e na garantia da qualidade. Sociologias, Porto Alegre, RS, n. 17, p. 22-49, jun. 2007.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

HARTMANN, Eva. Bologna goes global: a new imperialism in the making, Globalisation, Societies and Education, v. 6, n. 3, p. 207-20, 2008.

LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia. Reconfiguração da docência universitária: um olhar focado no Processo de Bolonha. Educar em Revista, Curitiba, n. 57, p. 33-47, jul./set. 2015.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina? Avaliação (Campinas), Sorocaba, SP, v. 17, n. 3, p. 763-85, nov. 2012.

LIMA, Licínio C.; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação (Campinas), Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, p. 7-36, mar. 2008.

MELLO, Alex Fiúza de; DIAS, Marco Antonio Rodrigues. Os reflexos de Bolonha e a América Latina: problemas e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 32, n. 115, p. 41335, abr./jun. 2011.

MORGADO, José Carlos. Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 30, n. 106, p. 37-62, jan./abr. 2009.

MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar em Revista, Curitiba, v. 22, n. 28, p. 107-24, dez. 2006.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Por Escrito, Porto Alegre, RS, v. 5, n. 2, p. 154-64, jul./dez. 2014.

RIEDO, Cássio Ricardo Fares; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. O processo de Bolonha e suas consequências na Itália. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. esp., p. 29-49, dez. 2007.

ROBERTSON, Susan L. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 407-22, dez. 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos da globalização. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). A globalização e as ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 25-94.

SANTOS, Fernando Seabra; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do; BUARQUE, Cristovam. Mudanças necessárias na universidade brasileira: autonomia, forma de governo e internacionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 39-61, mar. 2013.

SILVA, Luciana Leandro da. A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do Processo de Bolonha em Espanha e Portugal. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 34, n. 122, p. 247-63, jan./mar. 2013.

SILVA JÚNIOR, João dos R. O professor pesquisador nas universidades públicas no contexto da internacionalização do capital: a produtividade do trabalho imaterial superqualificado. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 22, n. 1, p. 145-77, 2009.

SOUSA-PEREIRA, Fátima.; LEITE, Carlinda. Avaliação institucional e qualidade educativa na formação inicial de professores em Portugal. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 65, p. 440-66, maio/ago. 2016.

VASCONCELOS, Natália Veloso Caldas de; QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; QUEIROZ, Jamerson Viegas; BRASIL, Priscila Cruz Fernandes; ANDRADE, Dalliane Vanessa Pires de. Análise comparativa da avaliação no Ensino Superior: uma visão do Processo de Bolonha e do Sistema de Avaliação americano. Holos, Natal, RN, ano 28, v. 3, p. 143-58, jun. 2012.

WIELEWICKI, Hamilton de Godoy; OLIVEIRA, Marlize Rubin. Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 215-34, abr./jun. 2010.

Downloads

Publicado

2020-08-20

Como Citar

Mondardo Brandalise, G. C., & Heinzle, M. R. S. (2020). Aspectos históricos e políticos do Processo de Bolonha: expansão de políticas de internacionalização na Educação Superior . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 25(54). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1379

Edição

Seção

Artigos