Aspectos históricos e políticos do Processo de Bolonha: expansão de políticas de internacionalização na Educação Superior

Palavras-chave: Processo de Bolonha, políticas de internacionalização, formação docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos históricos e políticos do Processo de Bolonha por meio de um estado do conhecimento realizado no Portal de Periódicos da CAPES, entre os anos de 2006-2018, considerado um montante refinado de 23 artigos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e hermenêutica, no sentido de compreender o referido movimento que contribuiu para a expansão de políticas de internacionalização na Educação Superior. A partir do levantamento de dados, foi possível considerar algumas categorias de análise que contribuíram para fundamentar as presentes discussões. Os resultados indicam que se trata de uma conjuntura definida por meio de um panorama que instala e orienta sistemas educativos a partir da visão eurocêntrica e de globalização econômica, influenciando políticas mundiais de Ensino Superior, formação docente, entre outras. Faz-se necessário refletir sobre o contexto e as políticas advindas do Processo de Bolonha, bem como as consequências que dele decorrem para que sejam possíveis desenvolver estratégias e ações que possibilitem atuações colaborativas e contribuintes para todos na sociedade.

Biografia do Autor

Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Regional de Blumenau (GEPES/FURB) e participa do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior − Rede GIEPES/UNICAMP.

Márcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-Graduação − Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Regional de Blumenau (GEPES/FURB) e participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior − Rede GIEPES/UNICAMP.

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Publicado
2020-08-20
Seção
Artigos