Tecnologias digitais na educação: tecendo novas experiências formativas com professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1293

Palavras-chave:

formação de professores, políticas públicas, tecnologias digitais.

Resumo

Os novos formatos de comunicação e interação, provocados principalmente pelo avanço das tecnologias digitais, têm adentrado nas inúmeras áreas do conhecimento, em especial, na Educação. Contudo, embora essas tecnologias tenham demonstrado potencialidades significativas, seu uso, em contextos educativos, permanece muitas vezes dissociado de um movimento pedagógico inovador e consistente, tendo em vista a continuidade de um ensino transmissivo e reprodutor. Diante disso, o presente artigo, fruto de uma pesquisa-formação em andamento, discute a formação permanente de professores como ponto de partida para a apropriação e fluência dos dispositivos digitais em contextos educativos, partindo do princípio de que, para o professor se reinventar, necessita de novas experiências formativas. Assim, a pesquisa tem como sujeitos professores de uma escola da rede pública, no município de Tobias Barreto, SE, os quais se encontram em um processo formativo mediado pelas tecnologias digitais e instituído pelos/com os próprios sujeitos. Portanto tem-se como resultados preliminares dilemas docentes que precisam ser contemplados nos processos formativos possibilitando vivências outras que potencializem a inserção das tecnologias digitais em sala de aula.

Biografia do Autor

Sandra Vírginia Correia de Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Letras (UFS). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (Ages), Docência e Tutoria a distância (UNIT), Tecnologias na Educação (PUC-Rio). Graduada em Letras (UFS). Professora das redes estadual e municipal no município de Tobias Barreto-SE. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq)

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação (UFBA). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq). 

Referências

BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliane. O processo de aprendizagem em metaverso: formação para emancipação digital. DESENVOLVE: Revista de Gestão do Unilasalle, Canoas, RS, v. 3, n. 1, p. 47-64, mar. 2014 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/desenvolve/article/view/1387. Acesso em: 8 jan. 2019.

BRASIL. Decreto n. 9.204, de 24 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, DF, 24 nov. 2017. Seção 1, p. 41.

CARPIM, Lucymara. Formação continuada e a prática pedagógica do professor universitário: um fazer colaborativo. In: FERREIRA, Jacques de Lima (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petropólis, RJ: Vozes, 2011.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Inovação, mudança & cultura docente. Brasília: Liber Livros, 2006.

FERREIRA, Jacques de Lima. A complexa relação entre teoria e prática pedagógica na formação de professores. In: FERREIRA, Jacques de Lima (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

GATTI, Bernardete et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GONZÁLEZ, Maria Tereza; ESCUDERO, Juan Manuel. Innovación educativa: teorías y procesos de desarrollo. Barcelona: Humanitas, 1987.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada dos professores. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro, 2010.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

PINTO, Alvaro Vieira. Sete lições sobre a educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1994.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014.

SANTOS, Aparecido dos. Formação de professores e as estruturas multiplicativas: reflexões teóricas e práticas. Curitiba: Appris, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Santos, S. V. C. de A., & Lucena, S. (2019). Tecnologias digitais na educação: tecendo novas experiências formativas com professores da educação básica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 121–141. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1293

Edição

Seção

Dossiê