A leitura de poesias medievais adaptadas ao processo de alfabetização. Contribuições da História da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1216

Palavras-chave:

História da Educação Medieval, poesia medieval, formação docente.

Resumo

Neste artigo, exploramos o estudo de poesias ou cantigas medievais e, a partir disso, apresentamos uma possibilidade de adaptação desse gênero literário para que elas sejam conhecidas pela criança em fase escolar. Consideramos que o conhecimento da poesia na formação do professor é crucial para a sua atuação. Apresentamos três poesias medievais portuguesas, adaptadas de forma lúdica e com temas do cotidiano infantil. Acreditamos que a adaptação possibilita uma iniciação da criança à literatura medieval. Como se trata de um gênero literário que envolve rimas, falas curtas que remetem a historietas e situações diversas, a nosso ver, constituirá um estímulo às crianças em relação à leitura. Assim, por meio de nossa formação e do conceito de educação, propomos um diálogo sobre a necessidade e a importância da literatura na formação da criança e do docente.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá, junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em História pela Unesp - Assis. Pos-doutora em História e Filosofia da Educação - FEUSP.

Mariana Vieira Sarache, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual de Maringá.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual de Maringá. Mestre e graduada em Pedagogia pela mesma Instituição.

Referências

Fontes

Cantigas de D. Dinis. In: Cantigas medievais galego-portuguesas. Disponível em: https://cantigas.fcsh.unl.pt/autor.asp?cdaut=25&pv=sim. Acesso em:16 mai. 2017.

Crônica de D. Dinis. Texto inédito do Código de Cadaval 965. Coimbra, Portugal: Ed. Carlos da Silva Tavoura, 1947.

D. DINIS. Do Cancioneiro de D. Dinis. São Paulo: Saraiva, 1995.

Estudos

LE GOFF, J. Raízes Medievais da Europa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. Disponível em: https://portalconservador.com/livros/Le-Goff-Jacques-Raizes-Medievais-da-Europa.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.

MARTINS, J. P. O. Historia de Portugal. Tomo I. 2010. Disponível em: http://www.gutenberg.org/files/34387/34387-h/34387-h.htm. Acesso em: 21 jun. 2015.

RAMOS, F. História da Literatura Portuguesa. Braga, Portugal, Livraria Cruz, 1967. 32 p.

SPINA, S. A lírica trovadoresca. São Paulo: Edusp, 1991.

Downloads

Publicado

2019-04-10

Como Citar

Oliveira, T., & Sarache, M. V. (2019). A leitura de poesias medievais adaptadas ao processo de alfabetização. Contribuições da História da Educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(50), 141–156. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1216

Edição

Seção

Artigos