O lugar da cultura escrita nos documentos legais e oficiais da educação infantil: e os meninos e as meninas carregam letras na peneira

Autores

  • REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS - campus de Três Lagoas, MS
  • Priscila Souza Damazio Piol Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1145

Palavras-chave:

Cultura escrita. Infância. Alfabetização. Criança. Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que iniciamos no ano de 2013 e deu origem à pesquisa de mestrado das autoras (orientadora e mestranda). O objetivo aqui é discutir o lugar ocupado  pela cultura escrita nos documentos legais e oficiais na educação infantil, o que demanda estudos e reflexões de parte da prática docente. O estudo foi subsidiado pela Teoria Histórico-Cultural, tendo como um de seus principais representantes Lev Semionovich Vigotski. A metodologia de pesquisa insere-se na perspectiva qualitativa, em perspectiva bibliográfica e documental, tendo como foco as análises e reflexões sobre as concepções de cultura escrita, alfabetização, criança e infância, articuladas com a concepção de educação infantil brasileira. O estudo aponta caminhos para pensar a cultura escrita no contexto da educação infantil, mas com práticas e ações voltadas à infância, à criança e à situação social de seu desenvolvimento através da formação da capacidade de ler e escrever textos, mas com a preocupação em garantir à criança o direito a uma educação de qualidade e gratuita, tendo os documentos oficiais e legais como suporte para a organização do trabalho docente.

 

Biografia do Autor

REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS - campus de Três Lagoas, MS

Professora do curso de Pedagogia/UFMS campus de Três Lagoas e do porgrama do Pós-Graduação em Educação - campus do Pantanal/UFMS.

Priscila Souza Damazio Piol, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Pedagoga e especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – campus de Campo Grande e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal, Corumbá, MS. Atua como coordenadora pedagógica em um Centro de Educação Infantil em Campo Grande-MS.

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

SOUZA, R. A. M. D., & Piol, P. S. D. (2018). O lugar da cultura escrita nos documentos legais e oficiais da educação infantil: e os meninos e as meninas carregam letras na peneira. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(49), 25–46. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1145

Edição

Seção

Dossiê