O lugar da cultura escrita nos documentos legais e oficiais da educação infantil: e os meninos e as meninas carregam letras na peneira
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1145Palavras-chave:
Cultura escrita. Infância. Alfabetização. Criança. Teoria Histórico-CulturalResumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que iniciamos no ano de 2013 e deu origem à pesquisa de mestrado das autoras (orientadora e mestranda). O objetivo aqui é discutir o lugar ocupado pela cultura escrita nos documentos legais e oficiais na educação infantil, o que demanda estudos e reflexões de parte da prática docente. O estudo foi subsidiado pela Teoria Histórico-Cultural, tendo como um de seus principais representantes Lev Semionovich Vigotski. A metodologia de pesquisa insere-se na perspectiva qualitativa, em perspectiva bibliográfica e documental, tendo como foco as análises e reflexões sobre as concepções de cultura escrita, alfabetização, criança e infância, articuladas com a concepção de educação infantil brasileira. O estudo aponta caminhos para pensar a cultura escrita no contexto da educação infantil, mas com práticas e ações voltadas à infância, à criança e à situação social de seu desenvolvimento através da formação da capacidade de ler e escrever textos, mas com a preocupação em garantir à criança o direito a uma educação de qualidade e gratuita, tendo os documentos oficiais e legais como suporte para a organização do trabalho docente.
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