Relação professor-aluno e afetividade: reflexões wallonianas sobre o ambiente de aprendizagem e a prática docente

Autores

  • Silvia Adriana Rodrigues UNIESP
  • Gilza Maria Zauhy Garms Profa. da FCT/UNESP de Presidente Prudente.

Resumo

Entre outras dificuldades, o professor passa a maior parte de seu tempo tentando criar condições para efetivar seu fazer pedagógico. A vida escolar cotidiana constitui uma realidade de cooperação e conflitos que pode ser menos ou mais cooperativa, dependendo da forma de interagir dos sujeitos. Assim, acreditamos que uma das vias de entendimento da dinâmica escolar é esquadrinhar a qualidade das relações interpessoais entre seus atores. Nessa perspectiva, o presente trabalho verificou como 50 alunos do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Presidente Prudente percebem seus professores do ponto de vista afetivo. Nas respostas para as provocações: “o que mais gosto e o que menos gosto nos meus professores”, há indicativos de que a dimensão afetiva é ignorada no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Silvia Adriana Rodrigues, UNIESP

Mestranda em Educação da FCT/UNESP Presidente Prudente; Profa. UFMS e da Faculdade de Educação de Presidente Prudente – Campus UNIESP.

Gilza Maria Zauhy Garms, Profa. da FCT/UNESP de Presidente Prudente.

Profa. da FCT/UNESP de Presidente Prudente.
e-mail: gmzauhy@hotmail.com

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Publicado

2013-06-11

Como Citar

Rodrigues, S. A., & Garms, G. M. Z. (2013). Relação professor-aluno e afetividade: reflexões wallonianas sobre o ambiente de aprendizagem e a prática docente. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/259

Edição

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Artigos