Representatividade africana e afro-brasileira nos currículos da educação básica do estado de Santa Catarina, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1901

Palavras-chave:

africanidades, currículo, educação básica

Resumo

A escrita deste artigo surge da necessidade de buscar compreender o porquê da invisibilidade e da pouca representatividade das africanidades nos currículos e materiais didáticos da educação básica do Estado de Santa Catarina. O ocultamento da história e da memória da população negra no estado de Santa Catarina contribui para o apagamento social, cultural e político dos povos que lutaram e resistiram aos processos de escravização e colonização sofridos no Brasil. Com uma pesquisa bibliográfica e documental, buscamos observar os desafios e as possibilidades existentes na abordagem da história da cultura afro-brasileira e africana em sala de aula, numa perspectiva plural e antirracista por meio da Lei 10.639/03, dando maior ênfase à aplicação da lei no estado de Santa Catarina. Com este estudo, esperamos fomentar um despertar de consciência social na comunidade escolar pautado no respeito às diferenças e às diversidades, caminhando, assim, para uma educação afrocentrada e antirracista no Estado de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Kairo da Costa Moraes, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), com apoio de bolsa CAPES. Especialização em Organização Curricular da Educação Básica pela UNOCHAPECÓ. Graduado em Artes Visuais pela UNOCHAPECÓ. Faz parte do grupo de pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina (UNOCHAPECÓ) e da Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais (REDYALA). Artista e arte-educador atuante em áreas como pintura, desenho, ilustração, escrita, música e arte drag. Áreas de interesse e investigação: africanidades, diversidades, interculturalidade e educação decolonial.

Cláudia Battestin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Pós-Doutorado em Antropologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), com trabalho de campo em Jujuy e Salta. Líder do Grupo de pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina (UNOCHAPECÓ). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Período de Doutoramento na Universitat Jaume I – Espanha. Mestrado em Educação pela UFPel. Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Integrante do Observatório da Diversidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Faz parte da Red Interuniversitaria Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina (RED ESIAL) da Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF) de Buenos Aires e da Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais (REDYALA). Atua como apoiadora do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Regional Sul, realizando pasantías de estudos e trabalho em várias comunidades na América Latina. Tem várias publicações em periódicos e livros no Brasil e América Latina. Fez parte do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (PASEM) no Chaco Paraguaio, participou de uma pasantía no Projeto Comunidad de Indagación na Universidade de Colima México. Atualmente, trabalha como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e nas licenciaturas interculturais indígenas da Escola das Humanidades da UNOCHAPECÓ. Áreas de conhecimento e interesse de pesquisa: filosofia intercultural e éticas aplicadas; educação ambiental, decolonial, intercultural; povos originários da Abya Yala.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Moraes, K. da C., & Battestin, C. (2024). Representatividade africana e afro-brasileira nos currículos da educação básica do estado de Santa Catarina, Brasil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(66), 89–107. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1901