Gênero, educação e moda: perambulações curriculares em um museu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1707

Palavras-chave:

Curriculo, Genero, Museu

Resumo

Este artigo é um recorte da investigação de Pós-Doutorado em Educação realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos de 2020 e 2021, que teve como foco problematizar as relações de gênero ditas, não ditas e interditas no acervo de diferentes museus da cidade de Belo Horizonte, MG. À luz dos estudos pós-críticos de gênero e currículo, foram realizados encontros, observações e interlocuções imaginativas com discentes e docentes de escolas públicas, bem como com as equipes do setor educativo de cada espaço, durante as visitas aos museus. Nessa fricção, foi concebida a ideia de currículo-museu, isto é, um artefato cultural que ensina e produz leituras sobre o mundo, podendo acontecer em territórios outros, como o museu. Para a construção do texto, foi escolhido o Museu da Moda e selecionados três (des)objetos museais, compreendidos como um exercício discursivo de estranhamento de gênero no museu – uma antiga máquina de costura, uma bolsa de veludo e um chapéu de palha  – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu oportuniza potentes composições com (des)objetos em museus, gerando deslocamentos na prática do aprender sobre gênero. Por fim, o estudo sinaliza a relevância de uma prática curricular ampliada pautada no debate das relações de gênero e da diversidade no museu.

Biografia do Autor

Cláudio Eduardo Resende Alves, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com foco nos estudos pós-críticos de gênero, currículo e museu. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Ensino pela PUC Minas. Especialista em Educação Afetivo Sexual pela Universidade FUMEC. Graduado em Ciências Biológicas pela PUC Minas. Gestor de Políticas Públicas Educacionais e gerente do Núcleo de Educação, Cultura e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Professor da Pós-Graduação em Pedagogia da Faculdade Pitágoras. Pesquisador acadêmico colaborador da PUC Minas.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Alves, C. E. R. (2022). Gênero, educação e moda: perambulações curriculares em um museu. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 187–204. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1707

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder