Education for sustainability: between school life and the school of life

Authors

  • Ricardo Vieira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-1529-1296
  • Ana Maria Vieira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-3976-6359
  • José Carlos Marques Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-4690-5943

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1555

Keywords:

sustentability, sustainable development goals, education for sustainability

Abstract

In this text, we present some data from an ongoing investigation whose main objective is to understand the perceptions and practices that people of various age groups have regarding sustainability issues. We initially developed a theoretical approach to sustainability within the scope of the United Nations' Sustainable Development Goals (SDGs) (CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL [BCSD], 2021). In empirical terms, we interviewed four subjects with the following ages: 15, 22, 61, and 70 years old. After the transcription of the interviews, we made a comparative analysis of the voices captured regarding the importance they attach to sustainability practices. Thus, we try to understand how the age and the socio-cultural context of these people influence their practices and perceptions about the theme of sustainability.

Author Biographies

Ricardo Vieira , Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal.

Agregado em Antropologia da Educação; pós-doutor em Serviço Social; e doutor em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Mestre em Antropologia Cultural e Social; mestre em Sociologia da Cultura; e licenciado em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor coordenador principal no instituto Politécnico de Leiria e Investigador Integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, polo de Leiria (CICS.NOVA.IPLeiria). 

Ana Maria Vieira , Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestre em História e Problemas Actuais da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Licenciada em Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. Atualmente é professora adjunta no INSTITUTO Politécnico de Leiria. É coordenadora e investigadora integrada do centro interdisciplinar de ciências sociais da Universidade Nova de Lisboa, polo de Leiria (CICS.NOVA.IPLeiria).

José Carlos Marques, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal.

Agregado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Sociologia; mestre em Sociologia; e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. Licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora. Atualmente é professor coordenador principal no Instituto Politécnico de Leiria. Investigador integrado do Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra e do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Polo de Leiria (CICS.NOVA.IPLeiria).

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Published

2021-10-18

How to Cite

Vieira , R. ., Vieira , A. M. ., & Marques, J. C. (2021). Education for sustainability: between school life and the school of life. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(57), 5–23. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1555

Issue

Section

Artigos