n. 15, jan./jun. 2003

					Visualizar n. 15, jan./jun. 2003
Dossiê: "Diversidade Cultural e Educação Indígena"
Publicado: 2013-11-05
  • Texto completo

    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.722
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.539

Ponto de Vista

  • Desafios da Complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular

    Idália Sá Chaves, Fátima Paixão, Antonio Cachapuz
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.523

Dossiê

  • Diversidade Cultural e Educação Indígena – questões atuais

    Mariluce Bittar, Fernando Casadei Salles
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.538
  • Educação indígena: parâmetros constitucionais, didática aplicada e proposta de um ensino realmente libertador.

    Vanderlise Machado Barão
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.534
  • Língua indígena na escola: recolonização ou autonomia?*

    Adir Casaro Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.524
  • Refletindo sobre Identidade Negra e Currículo nas Escolas Brasileiras: contribuições do multiculturalismo

    Ana Canen
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.525
  • Os novos desafios para a escola e o professor indígena

    Antonio J. Brand
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.526
  • História escolar no Brasil: uma história etnocêntrica

    José Licínio Backes
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.527
  • Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade?

    Lúcio Kreutz
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.528
  • Educação indígena: um olhar a partir da legislação educacional e a busca por uma etnoeducação

    Marta Regina Brostolin
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.529
  • Resolução Estadual para a Educação Escolar Indígena no Amapá – uma experiência de construção

    Patrícia de Oliveira Borges e Souza
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.530
  • “NÃO É FÁCIL SER PROFESSOR...” - PENSANDO A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS INDÍGENAS DE ESCOLA E O PAPEL DOS PROFESSORES INDÍGENAS

    Rosa Helena Dias da Silva
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.531
  • Escrita e oralidade: cultura e linguagem na formação de professores indígenas

    Telmo Marcon
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.532
  • Educação indígena: a história oral como processo de reafirmação da identidade étnica dos índios Terena

    Vanderléia Paes Leite Mussi
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.533

Artigos

  • Anísio Teixeira e a pesquisa em educação no Brasil: ensaio sobre o processo de formação do campo

    Carlos Eduardo Vieira
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.535
  • A Universidade Pública na Avaliação do Plano Estadual de Qualificação (PEQ) do Ceará

    Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.537
  • O professor, o terapeuta e a avaliação - antagonismos e semelhanças das profissões e do processo avaliativo.

    Elvézio Scampini Júnior
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.536