Os novos desafios para a escola e o professor indígena
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.526Referências
BARTH, Fredrik. Guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.
BRAND, Antonio. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da Palavra. Tese (Doutorado História)- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.
______. “O bom mesmo é ficar sem capitão”: o problema da “administração” das Reservas Indígenas Kaiowá/Guarani, MS In: Tellus, n° .1. v .1. Campo Grande, UCDB, 2001.
______. E educação indígena o desafio da interculturalidade e da eqüidade In: Revista Série Estudos, Campo Grande, UCDB, 2001.
______. Memória e história como elementos fundamentais na formação dos professores indígenas Kaiowá e Guarani In: Anais do Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação, Caxambu, 2001.
______. Os desafios da interculturalidade e a educação infantil. In: Rumbo a la Interculturalidad en educación. México, Universidad Autônoma Metropolitana Iztapalapa, 2002.
______. Memória e história entre os Kaiowá e Guarani ou até onde o presente segue como ponte pela qual o passado constrói o futuro In: Revista História Unisinos, v. 6. São Leopoldo, Unisinos, 2002.
______. Relatório do VI Fórum de Educação Indígena de Caarapó, 2002.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
RANGEL, Lúcia H. Vitali. Os Jamamadi e as armadilhas do tempo histórico. Tese (doutoramento em Ciências Sociais) – PEPGCS, PUC-SP, 1994.
SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura guarani. São Paulo: Pedagógica/USP, 1974.
VIEIRA, Ricardo. Histórias de vida e identidades. Porto: Edições Afrontamento, 1999.
VIETTA, Katya. “Não tem quem orienta, a pessoa sozinha é que nem uma folha que vai com o vento”: Análise sobre alguns impasses presentes entre os Kaiowá/Guarani. In: Multitemas, Campo Grande:UCDB, 1998.
TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: SILVA, Aracy Lopes da. LEAL FERREIRA, Mariana Kawall. (Orgs.). Antropologia, história e educação. São Paulo: Global/Mari, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.