Educação indígena: parâmetros constitucionais, didática aplicada e proposta de um ensino realmente libertador.

Autores

  • Vanderlise Machado Barão

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.534

Resumo

O presente trabalho pretende ser um alerta para os educadores voltados para a questão indígena, propondo avanços para uma educação de qualidade para os indígenas no sentido de sua compreensão, ou seja, de seus parâmetros culturais, históricos e de lutas de resistência nestes quinhentos e um anos.

Usar o termo educação indígena significa deixar de lado o fato de que o índio tem um sistema próprio de educação, baseado na transmissão oral do saber coletivo e dos saberes de cada indivíduo. A educação que a sociedade envolvente tem dado para estas populações deveria lhe ser complementar, e não substituta. O termo mais adequado seria a educação escolar para o indígena.

Propomos, a partir de entrevistas e documentos produzidos pelos índios, resgatar o que é educação e ensino na concepção dos próprios indígenas, levantando elementos que ampliem as discussões a partir de novas propostas de trabalho e, juntamente com os indígenas, construir os elementos específicos para um ensino fundamental próprio. Entendemos por qualidade de ensino o fato de a inserção social e o produto dessa educação poder ser construída com a participação dos sujeitos da sociedade em questão.

Referências

BONFIL BATALLA, Guillermo. La teoria del control cultural en el estudio de procesos etnicos. In: Anuário antropológico 86. UNB, 1986, Brasília.

CABIXI, Daniel A Questão Indígena Editado pelo Centro de Documentação Terra e Índio,1984 Cuiabá.

CABRAL, Ana Suelly A. Câmara et alii Por uma Educação Indigena Diferenciada C. N. R. C / FNPM, 1987 Brasília.

FREIRE, Paulo Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa Editora Paz e Terra, 1998 Rio de Janeiro.

JECUPÉ, Kaka Werá A Terra dos Mil Povos. - História indígena brasileira contada por um Índio Ed. Fundação Petrópolis, Série Educação para a Paz, 1998 São Paulo.

MONTE, Nietta Lindemberg Entre o Silêncio em Língua Portuguesa e a página branca da escrita indígena - In: Em Aberto, ano 14, nº. 63. Jul. /Set. 1994 Brasília.

SANTOS, Sílvio Coelho dos Povos Indígenas e a Constituinte Editora da UFSC / Movimento, 1989 Florianópolis.

­___________ Educação e Sociedades Tribais Editora da UFSC / Movimento, 1975 Florianópolis.

SILVA, Aracy Lopes da (org.) A Questão Indígena na Sala de Aula: subsídios para professores de 1º e 2º graus. Ed. Brasiliense, 1987 São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Barão, V. M. (2013). Educação indígena: parâmetros constitucionais, didática aplicada e proposta de um ensino realmente libertador. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.534

Edição

Seção

Dossiê