A Universidade Pública na Avaliação do Plano Estadual de Qualificação (PEQ) do Ceará

Autores

  • Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos USP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.537

Resumo

As mudanças técnico-organizacionais no mundo do trabalho trouxeram a possibilidade de participação das universidades públicas no acompanhamento e avaliação das políticas de educação profissional. Assim, este artigo sistematiza nossa pesquisa que objetivou identificar a influência social das universidades públicas cearenses na Avaliação do Plano Estadual de Qualificação (PEQ). Percebeu-se que a contribuição das universidades na avaliação prioriza o componente quantitativo, para obter a eficácia e eficiência do Plano. Observamos que a formação profissional, aos moldes do PEQ, contribui na separação entre educação geral e profissional, distanciando os trabalhadores de uma educação básica de qualidade. Além de servir ao capital mediante a cooptação das universidades públicas, que por falta de recursos e investimentos estão gradativamente enfrentando um processo de privatização.

Palavras-chaves: Educação, Trabalho e Universidade Pública

Biografia do Autor

Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos, USP

Assistente Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Aprova a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

____. Constituição (1988). Constituição da república Federativa do Brasil. Brasília, Senado, 1988.

Brasil tem segundo maior número de desempregados. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 28 maio 2002. Disponível em:http://www.globonews.com/oestado. Acesso em: 28 maio 2002.

BRUNO, L. (Org.). Educação e Trabalho no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996.

CASTANHEIRA, A. et alli. Uma empresa chamada FIA. In: Revista Adusp, n.º 22, São Paulo, março 2001.

DELUIZ, N. O PLANFOR em ação: entidades executoras, cursos e formadores. In: Avaliação do PLANFOR: uma política de educação profissional em debate? Cadernos Unitrabalho, n.º 02, São Paulo: Fundação Unitrabalho, 1999.

Ensino Superior é o grande negócio da década. Jornal O Povo, Fortaleza, 25 abril 2001.

FERRETTI, C. J. Formação Profissional e reforma do ensino técnico no Brasil: Anos 90. In: Educação & Sociedade, ano XVIII, n.º 59, agosto 1997.

HIRATA, H. Da polarização das qualificações ao modelo da competência. In: FERRETTI, C.J. et alli. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

LEITE, E.M. Reestruturação Industrial, Cadeias Produtivas e Qualificação. In: BRUNO, L. (Org.). Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Ed. Atlas, 1996.

MAZZILI, S. Notas sobre a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.In: Revista Universidade & Sociedade, ano VI, n.º 11, junho de 1996.

Meganegócio da Educação. Revista Exame, São Paulo, 03 abril 2002.

MENELEU NETO. Novos Sapateiros: os trabalhadores e a reestruturação do capital. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.

MTb/SEFOR. Sistema Público de emprego e Educação Profissional: Implementação de uma Política Integrada. Brasília, junho 1996.

MTb/MEC. Política para Educação Profissional: cooperação MEC/MTb. Brasília, 15 dez. 1995.

MTE/SPPE. Guia do Planfor 2000. Brasília, abril 2000.

POCHMANN, M. O emprego na globalização. São Paulo: Boitempo, 2001.

PRESTES, E.M. da T. Avaliação do PLANFOR: reflexões sobre fundamentos e metodologia. In: Avaliação do PLANFOR: uma política de educação profissional em debate? Cadernos Unitrabalho, n.º 02, São Paulo: Fundação Unitrabalho, 1999.

SANTOS CÊA, Geórgia S. dos. A Educação Profissional sob a ótica da mediação e da ruptura sobre o PLANFOR. In: Trabalho & Crítica, São Leopoldo (RS): Unisinos, n.02, setembro 2000.

SANTOS, Geórgia P.G. dos. A Participação das Universidades Públicas na Avaliação da Formação Profissional dos trabalhadores cearenses. Monografia – Curso de Serviço Social, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2002.

Superar o atraso em tecnologia é uma espécie de dever de casa das empresas do Estado. Jornal O Povo. Fortaleza, 28 abr. 2001.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Santos, G. P. G. dos. (2013). A Universidade Pública na Avaliação do Plano Estadual de Qualificação (PEQ) do Ceará. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.537

Edição

Seção

Artigos