A questão do currículo em tempos sombrios: Hannah Arendt, W. G. Sebald e professores como sujeitos autobiográficos

Palavras-chave: políticas de currículo, autobiografia, sujeito

Resumo

Este artigo explora as interseções entre as escritas de Arendt sobre vidas e a versão de Sebald da vida-escrita, buscando refletir sobre como essas interseções contribuem para a questão do sujeito autobiográfico nos estudos curriculares conforme pertencem ao discernimento da relação entre pensamento e juízo. Argumenta como questões recorrentes da educação atual, como a redução dos professores e alunos a números, instrumentos, comportamentos, servem a dado propósito. Conclui afirmando que, em termos curriculares, esse discernimento e comprometimento nos leva de volta à reconstrução subjetiva.

Biografia do Autor

Teresa Strong-Wilson, Universidade de McGill, Canadá

Doutora em Educação e mestre em Educação pela Universidade de Victoria. “Associate Professor” na Universidade de McGill, Canadá, em que faz parte do Departamento de Estudos Integrados em Educação. Áreas de experiência: alfabetização; histórias; autobiografia; metodologias narrativas; educação para justiça social; educação indígena; metodologias participativas; pesquisa-ação; documentação e reflexão sobre documentação no ensino; memória; memória de infância; formação estratificada; trabalho de memória; a criança, infância, memória infantil, literatura infantil, abordagem de Reggio Emilia ao pensamento infantil, alfabetização precoce, envolvimento familiar/alfabetização familiar; teoria do currículo, em particular, currere; os escritos de W. G. Sebald no que diz respeito a currere; professores; pensamento e mudança do professor (incluindo justiça social; tecnologias digitais); desenvolvimento profissional; identidade do professor.

Referências

AOKI, T. Curriculum in a new key. Lawrence Erlbaum, 2004.

ARENDT, H. The origins of totalitarianism. Harcourt Brace, 1951.

ARENDT, H. Rahel Varnhagen: The life of a Jewess. London: Publishing for the Institute by the East and West Library, 1957.

ARENDT, H. The human condition. Chicago: University of Chicago Press, 1958.

ARENDT, H. Men in dark times. Harcourt Brace, 1968.

ARENDT, H. The life of the mind. San Diego: Harcourt, 1978.

ARENDT, H. Eichmann in Jerusalem: A report on the banality of evil. New York: Penguin Books, 2006.

ARENDT, H. Responsibility and judgment. New York: Schocken Books, 2003.

ARENDT, H. The last interview, and other conversations. Brooklyn: Melville House. 2013.

ASHTON-WARNER, S. Teacher. New York: Simon and Schuster, 1986.

AU, W. Teaching under the new Taylorism: High-stakes testing and the standardization of the 21st century curriculum. Journal of Curriculum Studies, v. 43, n. 1, p. 25-45, 2011.

BENHABIB, S. Identity, perspective and narrative in Hannah Arendt’s “Eichmann in Jerusalem.” History and Memory, v. 8, n. 2, p. 85-59, 1996.

BINET, L. HHhH. New York: Farrar, Strauss & Giroux, 2012.

CARUTH, C. Recapturing the past: Introduction. In: CARUTH, C. Trauma: Explorations in memory. Baltimore, Maryland: Johns Hopkins University Press, 1995. p. 151-157.

CAVARERO, A. Relating narratives: Storytelling and selfhood. London: Routledge, 2000.

EICHMANN, A; VON LANG, J. Eichmann interrogated: Transcripts from the archives of the Israeli police. New York: Farrar, Strauss & Giroux, 1983.

GREENE, M. Teacher as stranger. Belmont, CA: Wadsorth Publishing, 1973.

GREENE, M. Releasing the imagination. San Francisco: Jossey-Bass. 1995.

GRUMET, M. Curriculum and the art of daily life. In: WILLIS, G.; SCHUBERT, W. H. Reflections from the heart of educational inquiry: Understanding curriculum and teaching through the arts. New York: State University of New York Press, 1991. p. 74-89.

HAMBURGER, M. Translator’s note. In: SEBALD, W. G.; TRIPP, J. P. Unrecounted. New York: New Directions, 2004. p. 7-12.

HANSEN, D. T. W. G. Sebald and the tasks of ethical and moral remembrance. Philosophy of Education, 2012, p. 125-133.

JOLDERSMA, C. Benjamin’s Angel of History and the Work of Mourning in Ethical Remembrance: Understanding the Effect of W. G. Sebald’s Novels in the Classroom. Studies in Philosophy and Education, v. 33, p. 135-147, 2014.

KAFATOU, S. An interview with W. G. Sebald. Harvard Review, v. 15, p. 31-35, 1998.

KINGSTON, M. H. Foreword. In: ASHTON-WARNER, S. Teacher. New York: Simon and Schuster, 1984. p. 7-9.

MCCOURT, F. Teacher man. New York: Scribner, 2005.

OZICK, C. The posthumous sublime. The New Republic, 215, n. 25, p. 33-35, 1996.

PINAR, W. The character of curriculum studies: Bildung, currere, and the recurring question of the subject. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

PINAR, W. Preface (1976). In: PINAR, W. F.; GRUMET, M. R. Toward a poor curriculum. Kingston, NY: Educator’s International Press. 2015, p. xiii-xvii.

RUBIN, D. I. The disheartened teacher: Living in the age of standardization, high-stakes assessments, and No Child Left Behind (NCLB). Changing English, v. 19, n. 4, p. 407-416, 2011.

SEBALD, W. G. The emigrants. New York: New Directions, 1996.

SEBALD, W. G. Austerlitz. New York: Modern Library, 2001.

SEBALD, W. G. On the natural history of destruction. Toronto: Vintage Canada, 2003.

SEBALD, W. G.; TRIPP, J. P. Unrecounted. New York: New Directions, 2004.

STANGNETH, B. Eichmann before Jerusalem: The unexamined life of a mass murderer. New York: Alfred Knopf, 2014.

STEEDMAN, C. Landscape for a good woman: A story of two lives. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 2008.

STRONG-WILSON, T. Phantom traces: Exploring a Hermeneutical Approach to Autobiography in Curriculum Studies. Journal of Curriculum Studies, v. 47, n. 5, p. 613-632, 2015.

WILSON, T. Maxine’s table: Connecting action with imagination in the thought of Maxine Greene and Hannah Arendt. Educational Theory, v. 52, n. 2, p. 203-220, 2003.

YOUNG-BRUEHL, E. Hannah Arendt: For love of the world. New Haven: Yale University Press, 2004.

Publicado
2020-09-11
Seção
Dossiê: As (novas) políticas curriculares para formação docente: paradoxos e pro