O Programa de Educação Integral no Ensino Médio Regular em Pernambuco e suas utilizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1135

Palavras-chave:

Ensino Médio, educação integral, utilizações.

Resumo

O artigo tem como tema o ensino médio integral e integrado e, como objetivo, analisar as utilizações do Programa de Educação Integral no Ensino Médio regular em Pernambuco, considerando as promessas de formação de jovens. Para tanto, foi realizada pesquisa de avaliação da implementação de política pública, através de análise documental e bibliográfica, além de diálogo com outras pesquisas realizadas sobre o mesmo tema e objeto de estudo. Os resultados indicam que a Rede Estadual de Ensino de Pernambuco utiliza o Programa de Educação Integral no ensino médio para promover uma organização do trabalho pedagógico neoprodutivista, através de ênfase na gestão gerencial, com grande perda para os docentes envolvidos no processo, tanto do ponto de vista da organização coletiva, quanto em relação às questões de ordem individual. Tais utilizações repercutem também nas escolas que não adotam o Programa, pois fazem parte do sistema construído sobretudo para abrigar aqueles que não serão considerados adequados ao modelo adotado pelo Programa.

Biografia do Autor

Jamerson Antonio de Almeida da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federla de Pernambuco

Referências

ALGEBAILE, Eveline. Escola Pública e Pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

ALVES, Giovani. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2. ed. Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2007.

APPLE, Michael W. Produzindo diferença: noliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacional. Linhas Críticas, Brasília, DF, n. 46, p. 606-44, set./dez. 2015.

BENITTES, Valéria Andrioni. A política do ensino médio no estado de Pernambuco: um protótipo de gestão da educação em tempo integral. 2014. 118f. Orientador: Jamerson Antonio de Almeida da Silva.

Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE, 2014.

CAMINI, Lucia. A política educacional do PDE e do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Revista RBPAE, Recife, v. 26, n. 3, p. 535-50, set./dez. 2010.

CASTRO, Maria Helena Guimarães. Avaliação de políticas e programas sociais. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 12, p. 1-5, 1989.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Educação uma perspectiva para o Século XXI. São Paulo: Canção Nova, 2008.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os Reformadores Empresariais da Educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out-dez, 2014.

LEFEBVRE, Henri. .La presencia y La ausência: contribuición a La teoria de las representaciones. México: FCE, 2006.

MAGALHÃES, Marcos. A juventude brasileira ganha uma nova escola de Ensino Médio: Pernambuco cria, experimenta e aprova. São Paulo: Albatroz, Loqui, 2008.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. O papel da escola na construção dos saberes e os limites da noção de competências. In: FERREIRA, E. B; OLIVEIRA, D. A. Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MORAIS, Edima Verônica de. Utilizações das escolas de referência em Ensino Médio pelo Governo do Estado de Pernambuco: uma análise do Programa de Educação Integral. Orientador: Jamerson Antonio de Almeida da Silva. 2013. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) ‑ Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2013.

PERNAMBUCO (estado). Secretaria de Educação. Proposta Curricular para o Ensino Médio Integral. Recife, 2010.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do Grande Sistema Escolar Americano – como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a Educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. 1 reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SILVA, Katharine Ninive Pinto; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Política de Avaliação e Programa de Educação Integral no Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco: os limites da centralidade da avaliação nas políticas educacionais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, p. 736-56, v. 11, n. 3, set./dez., 2016.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Silva, J. A. de A. da, & Silva, K. N. P. (2019). O Programa de Educação Integral no Ensino Médio Regular em Pernambuco e suas utilizações. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 185–201. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1135

Edição

Seção

Artigos