A escola isolada: contribuições e processos de escolarização em Novo Hamburgo, RS (1940-1952)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1131Palavras-chave:
Escola Isolada. Memórias. Ensino Rural.Resumo
Objetivo é analisar como a escola isolada contribuiu para os processos de escolarização em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, a partir de memórias de professores e alunos de duas escolas isoladas, do bairro Lomba Grande. Os aportes teóricos sustentam-se na história cultural a partir de Roger Chartier e Escolano Benito, bem como se vale da metodologia da história oral. Ao reconstruir o cotidiano das aulas nessa região rural, a partir da análise das memórias foi possível compreender um significativo percurso da história do ensino pública municipal rural desse município. Nesse sentido, a forma de acesso a escolarização formal, entre 1940-1952, deu-se prioritariamente em escolas isoladas. A presença de escola neste lugar cumpriu seu propósito de ensinar ler, escrever, contar, além de colaborar para imprimir valores e nesses sujeitos. Estes aspectos, analisados coletivamente, sugerem a constituição de identidades de pertencimento evidenciada nas memórias sobre culturas escolares.
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