A educação do cidadão da e na sociedade da informação e da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1075

Palavras-chave:

informática e educação, educação cidadã, informática educativa.

Resumo

O presente artigo busca problematizar a educação do cidadão da e na sociedade da informação e da comunicação. Metodologicamente, a pesquisa apoia-se em uma revisão bibliográfica das tecnologias da informação e da comunicação, ou seja, buscou-se clarear como os nativos digitais interagem e apreendem auxiliados pelas tecnologias da informação e da comunicação. Para isso considerou-se importante pesquisar também a temática no contexto educacional, em especial na educação do cidadão do século XXI. Ao longo deste estudo reforçou-se a convicção de que, em uma sociedade estruturada de forma global e em rede, precisamos estar abertos para novas estratégias de ensino e de aprendizagem que reforça a educação do cidadão para a sociedade da informação e da comunicação. Quer dizer, a educação do século XXI também precisa ser repensada com o auxílio das tecnologias da informação e da comunicação e de novas metodologias de ensino e de aprendizagem, em especial estratégias de ensino e de aprendizagem dialógicas, colaborativas, interativas, construtivas, autônomas e mediatizadas. E para que isso ocorra se faz necessário igualmente repensar os processos de formação de professores, a própria estrutura escolar e dos sistemas de ensino e as relações e ou interações educativas nelas cultivadas.

Biografia do Autor

Miguel Alfredo Orth, Universidade Federal de Pelotas - RS

Possui licenciatura plena em Estudos Sociais - Habilitação em História pelo Centro Universitário La Salle (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Coordena o Grupo de Pesquisa - Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (FORPRATIC) e participa do grupo de pesquisa - Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. De 1997 a 2011 foi professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle e de 2006 a 2011 professor pesquisador do Programa de Pos-Graduação em Educação da mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Na docência leciona disciplinas de Fundamentos da Educação, Metodologia da Pesquisa, Políticas de Formação de Professores, Tecnologias da Informação e da Comunicação entre outras e na pesquisa foca questões relacionadas as sub-áreas da Formação de Professores, Informática na Educação,Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação e Metodologia da Pesquisa.

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Publicado

2017-11-06

Como Citar

Orth, M. A. (2017). A educação do cidadão da e na sociedade da informação e da comunicação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(46), 177–193. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1075

Edição

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Artigos