Carolina va a las escuelas: producción de currículo antirracista en el interior de Bahía

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1931

Palabras clave:

epistemologías feministas negras, Carolina Maria de Jesus, currículo

Resumen

Este artículo objetiva presentar un análisis de las actividades producidas por un grupo de investigación constituido de profesoras(es) investigadoras(es), estudiantes de licenciatura y de grado, en su mayoría mujeres negras que persiguen la des/re/construcción de los currículos eurocentrados. Son acciones elaboradas a través de tejidos teóricos y de prácticas curriculares insurgentes y decoloniales, irrigadas por las epistemologías feministas negras. El campo empírico se produjo a partir de rondas de charla en las escuelas estaduales de Enseñanza Media ubicadas en tres municipios de Bahia cuyo motivador fue el Proyecto Carolina Va a las Escuelas. Este proyecto buscó mostrarnos los dilemas de la realidad brasileña basándose en dos obras de Carolina Maria de Jesus: Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (2019) y Diario de Bitita (2014). Las cartas escritas por las/los estudiantes de los grupos involucrados en el proyecto destacan la complejidad de los dilemas mencionados por Carolina; como a la autora, también les atraviesan el racismo, el machismo y las dificultades financieras. Con Carolina les afecta la fuerza vital que la llevó hacia su sueño de escribir, mensaje que se ha plasmado en los estudiantes, o sea, la posibilidad de imaginar la mejora de sus vidas por medio de la educación.

Biografía del autor/a

Cleber Lúcio Sousa Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil.

homem negro do Quilombo Urbano do Largo da Vitória, da cidade de Riacho de Santana, BA. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (PPGELS-UNEB). Pós-Graduado Lato Sensu em Docência para Educação Profissional pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Pós-Graduado em Docência Universitária pela Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação (FACITE). Bacharel em Administração pela Fundação Visconde de Cairu (FAVIC). Professor do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Corrente. Participa do grupo de pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras (UESB-CNPq).

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista. Bahia, Brasil.

Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED-UERJ), como bolsista PNPD-CAPES. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).  Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-UESB). Programa de Pós-Graduação em Relações-Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC-UESB) e do Programa da Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (PPGELS-UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras (UESB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE- UESB) e do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD-UnB).

Talita Gomes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista. Bahia, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGed-UESB), onde integra o Grupo de Pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuou na área de Educação do Instituto Moreira Salles e na Rede Emancipa de Educação Popular. Trabalha com pesquisa em saúde, educação e juventudes pela Cooperação Social da Fiocruz (RJ) e é professora substituta de Educação Infantil no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ).

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Publicado

2024-05-15

Cómo citar

Santos, C. L. S., Moreira, N. R. ., & Gomes, T. . (2024). Carolina va a las escuelas: producción de currículo antirracista en el interior de Bahía. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(65), 27–48. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1931

Número

Sección

DOSSIÊ: Currículos afrocentrados: narrativas, autobiografias e cartas para uma educação antirracista