From exclusion to training for inclusion in the context of education for ethnic-racial relations: autobiographical report

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1908

Keywords:

Ethnic-racial Education, Teacher training, Autobiographical research

Abstract

Ethnic-racial education has become an increasingly relevant topic in discussions about teacher training, precisely because of the challenges and silences in the school context. Aiming to contribute to the debate, the objective is to present an autobiographical account about the schooling process of a black teacher in training, aiming to problematize the importance of education for ethnic-racial relations. Thus, based on the line of autobiographical research that considers teaching memory as a form of reflection for academic-professional development, we present an autobiographical report that is organized according to the schooling of a black girl and the initial training of a black teacher. It is considered that to advance the understanding of the development of anti-racist policies and practices in Brazilian education, it is necessary to map and analyze the pedagogical actions that have been carried out in schools and universities, and it is important to listen to the main subjects of this process.

Author Biographies

Tatiana Cristina Vasconcelos, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Psicologia pela UNIFIP. Especialista em Psicpedagogia pela Universidade Candido Mendes (UCM). Especialista em Neuropisicologia pela UNILEYA. Especialista em Avaliação Psicológica pela UNIFIP. Docente e pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (Campus I) e do Mestrado Profissinal em Educação Inclusiva (PROFEI/UEPB).

Thainara Patrícia Santos Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciada em Pedagogia. UEPB.

References

AGUIAR, A. B. O debate em torno das ações políticas do Movimento Negro no processo histórico da Lei 10.639/2003. Revista História Hoje, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 273-93, 2021.

ARAÚJO, Aldevane de Almeida; SOARES, Emanoel Luis Roque. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Revista Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 20 jul. 2023.

BRASIL. Portaria MEC n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Lei n. 11. 645, de 10 de março de 2008. Que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História” e Cultura Afro-Brasileira e indígena. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 22 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC; SEF, 2004. Disponível em: http://www.uel.br. Acesso em: 22 maio 2022.

BRASIL. Casa Civil. lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 jan 2003. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10639-9-janeiro-2003-493157-veto-13762-pl.html#:~:text=Altera%20a%20Lei%20n%C2%BA%209.394,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 22 maio 2023.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Revista Educação e pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/fZLqw3P4fcfZNKzjNHnF3mJ/#ModalHowcite. Acesso em: 27 jun. 2023.

COELHO, M. C.; COELHO, W. N. B. Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores! Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77098

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

FONTENELE, Z. V.; CAVALCANTE, M. P. Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FvVRWqm6VPnjPdQZH53qMdc/. Acesso em: Acesso em: 6 fev. 2024.

GONÇALVES, S. A.; ROMERO, T. R.; AMORIM, M. F. Autobiografia docente: o percurso da construção da identidade étnico-racial na formação de uma professora. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 1, p. 281-98, 2020.

HAVES, E. A. O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografia. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 77, p. 159-81, set. 2019.

IVENICKI, A. Perspectivas multiculturais para o currículo de formação docente antirracista. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Curitiba, v. 12, n. 32, p. 30–45, 2020. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/890. Acesso em: 6 fev. 2024.

LIMA, I. T. G.; BRASILEIRO, L. T. A cultura afro-brasileira e a Educação Física: um retrato da produção do conhecimento. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 26, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/xfYGyW3rQhBgwjXkypvN4Sy/. Acesso em: 15 nov. 2023.

MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Org). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. 2 ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.

NASCIMENTO, E. L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.

OLIVEIRA, T. N. Africanizando o currículo escolar: desmitificando o ensino da cultura afro-brasileira. Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina, Seabra, v. 2, n. 1, p. 122-34, 2021. Disponível em: https://homologacao.revistas.uneb.br/index.php/garimpus/article/view/11969/8029. Acesso em: 24 nov. 2023.

PEIXOTO, R.; SANTOS, S. F. Law 10639/2003: thoughts on the afro-brazilian culture and the usage of imagery in school and educational processes. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12798. Acesso em: 8 dec. 2023.

RANGHETTI, D. S. A pesquisa autobiográfica como espaço de reflexão e ressignificação da ação docente. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 3, n. 1, 2004.

REIS, M. N.; ANDRADE, M. F. F. O pensamento decolonial: análise, desafios e perspectivas. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 17, n. 202, p. 1-11, mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/41070. Acesso em: 22 nov. 2023.

RIBEIRO, D.; GAIA, R. S. P. Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais. Revista Linhas Críticas, v. 27, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-04312021000100118&script=sci_arttex. Acesso em: 12 nov 2023.

RODRIGUES, A. C.; BARONI, P. R.; HONORATO, R. F. S. 20 anos da Lei 10.639: conversas curriculares entre saberes, práticas e políticas antirracistas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 7-19, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/80242. Acesso em: 10 dez. 2023.

SANTOS, N. F. Sankofa: saberes e práticas de professores pedagogos para a Educação das Relações Étnico-Raciais em cursos de licenciatura em química do IFRN. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

SANTOS. U. G. Livros didáticos: contribuição para aplicação no ensino decoelo história e cultura afro-brasileira e indígena em instituições de ensino públicos e particulares. Revista África e Africanidades, Rio de Janeiro, ano 3, n. 10, ago 2010.

SOUZA, M. S. A implementação das leis 10.639/2003 e a 11.645/2008 na rede de ensino de Lapão: uma proposta de intervenção curricular intercultural. 2017. 131f. Dissertação. (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal da Bahia (UFB), Salvador, 2017.

TEIXEIRA, M. A.; CRUZ, D. O. A formação identitária negra frente à educação antirracista: uma análise a partir da narrativa autobiográfica. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 421-39, 2020. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30482 Acesso em: 5 fev. 2024.

VASCONCELOS, T. C.; GOUVEIA, V. V..; SOUZA FILHO, M. L.; SOUSA, D. M. F.; JESUS, G. R. Preconceito e intenção em manter contato social: Evidências acerca dos valores humanos. Psico-USF, Campinas, v. 9, n. 2, p. 147-54, 2004. Disponível em https://www.scielo.br/j/pusf/a/73rcVcHHJRRJDK4vLsrr6Pb/. Acesso em: 6 fev. 2024.

Published

2024-05-15

How to Cite

Vasconcelos, T. C., & Silva, T. P. S. . (2024). From exclusion to training for inclusion in the context of education for ethnic-racial relations: autobiographical report. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(65), 179–198. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1908

Issue

Section

DOSSIÊ: Currículos afrocentrados: narrativas, autobiografias e cartas para uma educação antirracista