Perfuratividades: máquinas de guerra sonora e táticas curriculantes com o funk em um cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1580

Palavras-chave:

Currículo, Cotidiano, Pesquisa improvisativa

Resumo

Eis uma amostra parcial da paisagem de uma pesquisa cujo enquadramento em questão são as perfurações que podem devir curriculantes nos agência/mentos musicais disseminados em cotidianos escolares. A noção de currículo que é operada ao longo da narrativa é performativa, o que implica pensar o seu discurso como um ato de poder e compor sua escritura com procedimentos de familiaridade musical, para produzir, em vez  de um documento disciplinar sobre música, uma partitura curricular, partitura que também se assemelha a um cartograma, é rizoma, e também um convite a uma performance improvisativa de pesquisa nas ambulações com os argumentos da investigação pós-qualitativa, em encontros com os conceitos de deriva, experiência, e acontecimento. E foi justamente da perfuração sonora do no agência/mento funk “Bum Bum Tam Tam” de  MC Fioti, no pátio de um colégio, e das simbioses entre estudantes e esse evento, suas plagicombinações e mixagens políticas, formasfluxos, que a pesquisa tentou partiturografar a emergência de algumas conceituações em rumo teorizante para uma ecologia estética em currículos.

Biografia do Autor

Augusto Flávio, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Educação Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XIV. Pedagogo pela UNEB, campus VIII.

Rosane Meire de Vieira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Educação e Comunicóloga pela UFBA. Pró-Reitora de Extensão e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (MPED) Campus XIV da UNEB.

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Publicado

2022-02-17

Como Citar

Flávio, A., & Jesus, R. M. de V. de. (2022). Perfuratividades: máquinas de guerra sonora e táticas curriculantes com o funk em um cotidiano escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(58), 245–264. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1580

Edição

Seção

Dossiê: Currículo, resistência e criação com as artes