O uso do calendário socioecológico na estruturação do currículo das escolas indígenas: uma proposta interdisciplinar e intercultural

Autores

  • Cleunice de Barros Nunes Escola Estadual Indígena Kuhinãn, Aldeia Rancharia, Território Indígena Xakriabá, Minas Gerais
  • Juarez Melgaço Valadares Faculdade de Educação/UFMG
  • Célio da Silveira Júnior Faculdade de Educação/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.997

Palavras-chave:

currículo escolar, interculturalidade, calendário socioecológico.

Resumo

Neste trabalho, analisamos a trajetória de um grupo de professores indígenas da etnia Xakriabá, que vivem no Norte de Minas Gerais, e que, nos últimos anos, tem se voltado para a incorporação e valorização da sua cultura no currículo de suas escolas. Como instrumento teórico-metodológico, esses professores têm se amparado no Calendário Socioecológico proposto por Gasché. A partir das entrevistas realizadas com dois professores, buscamos os limites e as possibilidades que vivenciaram ao longo desse processo: Que conteúdos construíram para o currículo, a partir do uso do calendário socioecológico? Que dificuldades encontraram? Por meio de uma abordagem qualitativa, procuramos apreender a dinâmica, a complexidade e o desenrolar da trama curricular na escola, a partir dos significados atribuídos por seus atores ao cumprimento da tarefa. Apoiados no referencial do francês René Kaës, buscamos os impasses vividos e as saídas encontradas pelos professores, de forma a aprofundar nosso conhecimento sobre a função social da escola para os povos indígenas. As respostas obtidas nos evidenciaram as dificuldades de se incorporar a “cultura indígena” em articulação com os saberes acadêmicos. Conclusões importantes sobre os desafios na implementação de experiências curriculares inovadoras são mencionadas, bem como são indicados alguns impactos para a formação docente.

Biografia do Autor

Cleunice de Barros Nunes, Escola Estadual Indígena Kuhinãn, Aldeia Rancharia, Território Indígena Xakriabá, Minas Gerais

Docente da Escola Estadual Indígena Kuhinãn, Aldeia Rancharia,Território Indígena Xakriabá, Minas Gerais. Graduação em Licenciatura em Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Área CVN) / UFMG.

Juarez Melgaço Valadares, Faculdade de Educação/UFMG

Docente da Faculdade de Educação da UFMG. Docente do Mestrado Profissional Educação e Docência/FaE/UFMG. Graduação em Licenciatura em Física / UFMG. Mestrado em Ensino de Ciências/USPDoutorado em Educação/USP. Pós-Doutorado PPGEd/UFRN. 

Célio da Silveira Júnior, Faculdade de Educação/UFMG

Docente da Faculdade de Educação da UFMG. Graduação em Licenciatura em Química / UFMG. Mestrado em Educação/UFMG. Doutorado em Educação/UFMG.  

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

Nunes, C. de B., Valadares, J. M., & da Silveira Júnior, C. (2017). O uso do calendário socioecológico na estruturação do currículo das escolas indígenas: uma proposta interdisciplinar e intercultural. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(45), 79–98. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.997

Edição

Seção

Artigos