Políticas educativas e identidades organizacionais: ambiguidades e hibridismo

Autores

  • Susana Faria CesNova Ipleiria

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.924

Palavras-chave:

Transformação identitária, nova gestão pública, projeto educativo.

Resumo

Vários estudos têm demonstrado que, um pouco por todo o mundo, as transformações ocorridas no campo educativo por influência da nova gestão pública apontam para uma certa hegemonia do ideal empreendedor de organização. Se é verdade que, a partir da década de 1990, as organizações escolares se tornaram mais burocráticas porque o investimento na ‘qualidade’ foi formalizado, estruturado e associado à estrutura hierárquica das instituições, não podemos deixar de atentar a certos traços identitários próximos do ‘empreendedorismo’, ou que alguma vez tenham perdido de vista o ideal profissional. Ao refletir sobre o processo de transformação identitária das organizações escolares, aquilo que procuramos demonstrar neste texto, é que à entrada da 2ª década do século XXI, os agrupamentos de escolas portugueses se estão a tornar ‘empreendedores’ porque pressionados pela ‘ecologia de mercado’, reorientando-se, crescentemente, para a prestação de contas, para a satisfação dos seus ‘públicos’ e para a construção de uma imagem que lhe seja favorável nas relações de troca que estabelece com diferentes partes. Mas isso, não significa que alguma vez tenham deixado de ser burocraticamente geridas e que os profissionais docentes tenham deixado de exercer as suas próprias pressões.

Biografia do Autor

Susana Faria, CesNova Ipleiria

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, integra o núcleo de Leiria do CICS.NOVA. Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro, atua na área de Sociologia, em que é licenciada, e das Ciências da Educação, onde obteve o grau de Mestre. Coordena o Curso de Relações Humanas e Comunicação Organizacional a Distância e Integra a Comissão Cientifico-Pedagógica do curso de Serviço Social-

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Faria, S. (2017). Políticas educativas e identidades organizacionais: ambiguidades e hibridismo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 21–40. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.924

Edição

Seção

Artigos