Políticas educativas e identidades organizacionais: ambiguidades e hibridismo
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.924Palavras-chave:
Transformação identitária, nova gestão pública, projeto educativo.Resumo
Vários estudos têm demonstrado que, um pouco por todo o mundo, as transformações ocorridas no campo educativo por influência da nova gestão pública apontam para uma certa hegemonia do ideal empreendedor de organização. Se é verdade que, a partir da década de 1990, as organizações escolares se tornaram mais burocráticas porque o investimento na ‘qualidade’ foi formalizado, estruturado e associado à estrutura hierárquica das instituições, não podemos deixar de atentar a certos traços identitários próximos do ‘empreendedorismo’, ou que alguma vez tenham perdido de vista o ideal profissional. Ao refletir sobre o processo de transformação identitária das organizações escolares, aquilo que procuramos demonstrar neste texto, é que à entrada da 2ª década do século XXI, os agrupamentos de escolas portugueses se estão a tornar ‘empreendedores’ porque pressionados pela ‘ecologia de mercado’, reorientando-se, crescentemente, para a prestação de contas, para a satisfação dos seus ‘públicos’ e para a construção de uma imagem que lhe seja favorável nas relações de troca que estabelece com diferentes partes. Mas isso, não significa que alguma vez tenham deixado de ser burocraticamente geridas e que os profissionais docentes tenham deixado de exercer as suas próprias pressões.
Referências
BARROSO, João. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na Escola. Lisboa: IIE/Ministério da Educação, 1995.
BERGER, Peter L.; LUCKMAN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1967.
BOUDON, Raymond (Org.). Tratado de sociologia geral. Lisboa: Edições Asa, 1995.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da acção. Oeiras, Portugal: Celta, 1997.
BRITO, Carlos. Gestão escolar participada: na escola todos somos gestores. Lisboa: Texto Editora, 1991.
BRUNET, Luc. Clima de trabalho e eficácia da escola. In: NÓVOA, António (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote/IED, 1995. p. 123-140.
CANÁRIO, R. Estabelecimento de ensino: a inovação e a gestão de recursos educativos. In: NÓVOA, António (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote/IED, 1995. p. 163-187.
CORREIA, José Alberto. Inovação pedagógica e formação de professores. Porto, Portugal: Edições Asa, 1989.
COSTA, Jorge Adelino. O Projecto Educativo e as políticas educativas locais: discursos e práticas. Aveiro: UA Editora, 2003.
CROZIER, Michel ; FRIEDBERG, Erhard. L’acteur et le système. Paris: Edition du Seuil, 1977.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Lisboa: Fim de Século, 2003.
DIMAGGIO, Paul J.; POWELL, Walter W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147-160, 1991.
GIDDENS, Anthony. Dualidade da estrutura: agência e estrutura. Oeiras, Portugal: Celta, 2000.
HABERMAS, Jürgen. http://opac.porbase.org/ipac20/ipac.jsp?session=1T958S77778Y0.277195&profile=porbase&uri=search=TL@!The%20theory%20of%20communicative%20action&term=The%20theory%20of%20communicative%20action%20/%20Jurgen%20Habermas&aspect=basic_search&menu=search&source=192.168.0.17@!porbase">The theory of communicative action. London: Heinemann, 1984.
LIKERT, R. New patterns of management. New York: McGraw-Hill, 1961.
MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
NÓVOA, António (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote/IIE, 1992.
PAIS, José Machado. Consciência histórica e identidade: os jovens portugueses num contexto europeu. Oeiras, Portugal: Celta, 1999.
PERALTA, Elsa; ANICO, Marta. Património e identidades. Oeiras, Portugal: Celta, 2006.
PEREIRA, Carlos Diogo. Prefácio. In: PERALTA, Elsa; ANICO, Marta. Patrimónios e identidades: ficções contemporâneas. Oeiras, Portugal: Celta, 2006.
PERRENOUD, Philippe; MONTANDON, Cléopâtre (Dir.). Qui maîtrise l'école? Politiques d'institutions et pratiques des acteurs. Lausanne: Réalités Sociales, 1988.
POWELL, W. W.; DIMAGGIO, P. J. (Ed.). The new institutionalism in organizational analysis. Chicago: University of Chicago Press, 1991.
REED, Michael. New managerialism, professional power and organizational governance in UK universities: a review and assessment. In: AMARAL, A.; JONES, G. A.; KARSETH, B. (Ed.). Governing higher education: national perspectives on institutional Governance. Dordrecht: Kluver Academic Publishers, 2002. p. 163-186.
RÉNAUD, Alain. Pensare l'Immagine Oggi. Nuove Immagini, Nuovo Regime del Visibile, Nuovo Immaginario. In: PIROMALO, A.; ABRUZZESE, A. Videoculture di Fine Secolo. Napoli: Liguori, 1989. p. 11-27.
SANTIAGO, Rui. A escola representada pelos alunos, pais e professores. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 1996.
SARMENTO, M. J.; FORMOSINHO, J. A dimensão sócio-organizacional da escola-comunidade educativa. In: FORMOSINHO, J.; FERNANDES, A. S.; Sarmento, M. J.; FERREIRA, F. I. Comunidades educativas: novos desafios à educação básica. Braga, Portugal: Livraria Minho, 1999. p. 71-87.
SCHEIN, Edgar. H. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1985.
SCOTT, W. Richard; MEYER, John W. (Ed.). Institutional environments and organizations: structural complexity and individualism. London: Sage, 1994.
SELZNICK, Philip. Leadership in administration: a sociological interpretation. New York: Harper & Row, 1957.
SOUSA, Susana Faria. Comunicação organizacional e identidade colectiva num agrupamento de escolas. 2010. 304f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 2010.
STENSAKER, Bjørn. The transformation of organizational identities: interpretations of policies concerning the quality of teaching and learning in Norwegian higher education. Twente: CHEPS/UT, 2004.
THURLER, Monica Gather. Relations professionnelles et culture des établissements scolaires: Au-delà du culte de l´individualisme? Revue Française de Pédagogie, n. 109, p. 19-39, 1994.
TORRES, Leonor Lima. Cultura organizacional escolar: representações de professores numa escola portuguesa. Oeiras, Portugal: Celta, 1997.
TOURAINE, A. Crítica da modernidade. Lisboa: Instituto Piaget. 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.