Estratégias para estímulo à oralidade na inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1230

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, inclusão escolar, oralidade.

Resumo

Incluir estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e estimular sua oralidade constitui um dos grandes desafios da educação atual, especialmente em razão das especificidades em relação à comunicação, à interação e aos interesses que apresentam. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como produto educacional estratégias para inclusão de estudantes com TEA no contexto escolar, classificando-as de acordo com o potencial que oferecem para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à oralidade no uso da língua inglesa, previstas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o 6° ano do Ensino Fundamental. Com base nas pesquisas documental, bibliográfica e comparativa e na abordagem qualitativa, os dados foram coletados na BNCC e em artigos científicos voltados à inclusão de estudantes com TEA. Além das estratégias gerais para a inclusão, a aproximação com as habilidades do eixo oralidade possibilitou situar a Interação Social Mediada em Ambientes Digitais e o Ateliê de História como opções para estimular a interação discursiva, a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) para estimular a compreensão oral e o Programa de Habilidades Comunicativas Verbais (HCV) e a Modelagem de Vídeo (VD) para estimular a produção oral. Sugere-se que a exploração das referidas estratégias se constitua em um trabalho personalizado, focado na realidade e no grau de complexidade das condições de cada estudante com TEA.

Biografia do Autor

Angela Colussi, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina

Professora de Escola vinculada à Rede Estadual de Santa Catarina

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB 

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Vera Lúcia Simão, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Docente do Programa do Mestrado Profissional de Educação Básica - PPGEB

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Colussi, A., Zwierewicz, M., & Simão, V. L. (2019). Estratégias para estímulo à oralidade na inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 203–226. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1230

Edição

Seção

Artigos