Estratégias para estímulo à oralidade na inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1230Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, inclusão escolar, oralidade.Resumo
Incluir estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e estimular sua oralidade constitui um dos grandes desafios da educação atual, especialmente em razão das especificidades em relação à comunicação, à interação e aos interesses que apresentam. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como produto educacional estratégias para inclusão de estudantes com TEA no contexto escolar, classificando-as de acordo com o potencial que oferecem para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à oralidade no uso da língua inglesa, previstas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o 6° ano do Ensino Fundamental. Com base nas pesquisas documental, bibliográfica e comparativa e na abordagem qualitativa, os dados foram coletados na BNCC e em artigos científicos voltados à inclusão de estudantes com TEA. Além das estratégias gerais para a inclusão, a aproximação com as habilidades do eixo oralidade possibilitou situar a Interação Social Mediada em Ambientes Digitais e o Ateliê de História como opções para estimular a interação discursiva, a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) para estimular a compreensão oral e o Programa de Habilidades Comunicativas Verbais (HCV) e a Modelagem de Vídeo (VD) para estimular a produção oral. Sugere-se que a exploração das referidas estratégias se constitua em um trabalho personalizado, focado na realidade e no grau de complexidade das condições de cada estudante com TEA.
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