A energia criativa em favor da educação: tecnologia e arte para a disrupção curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1577

Palavras-chave:

Arte, TDIC, currículo

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma construção teórica fundamentada em uma perspectiva crítica da educação escolar brasileira, da atual Base Nacional Comum Curricular e das novas abordagens de formação dirigidas particularmente aos jovens das classes sociais menos favorecidas. A Arte e suas potencialidades propiciadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são apresentadas como possibilidade de resistência, a partir de uma apropriação criativa dos novos currículos. A construção teórica desenvolvida apoia-se nas ideias e análises de Luis Althusser, Antonio Gramsci, Michael Apple, Paulo Freire e Demerval Saviani, tomando obras de Candido Portinari, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque como exemplo para uma abordagem criativa do currículo. Deste modo, espera-se que o presente trabalho sirva como contribuição aos debates em torno das novas abordagens curriculares, ao apontar alternativas possíveis de ruptura com os condicionamentos ideológico-culturais implícitos no currículo vigente através da Arte e do uso assertivo da tecnologia.

Biografia do Autor

Rosimari Ruy, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Mestra em Educação pela Unesp. Especialista em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Graduada em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP), e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (Uninove).

Francisco Rolfsen Belda, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutor em Engenharia de Produção e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp). Docente na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC/Bauru) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Vitor Machado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Docente na Faculdade de Ciências (FC/Bauru) da Unesp.

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Publicado

2022-02-17

Como Citar

Ruy, R., Belda, F. R., & Machado, V. (2022). A energia criativa em favor da educação: tecnologia e arte para a disrupção curricular. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(58), 285–304. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1577

Edição

Seção

Dossiê: Currículo, resistência e criação com as artes