A educação escolar nas reservas indígenas: um olhar a partir do acervo documental do Serviço de Proteção ao Índio (SPI)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1283Palavras-chave:
educação escolar, reservas indígenas, Guarani e Kaiowá, serviço de proteção ao índio, documentos históricos.Resumo
O texto apresenta uma discussão acerca da educação escolar nas Reservas Indígenas Guarani e Kaiowá, a partir de documentos históricos produzidos no contexto de atuação do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), consultados no Centro de Documentação Indígena Antônio Brand (CEDOC) (no Núcleo de Estudos e Pesquisa das Populações Indígenas [NEPPI], na Universidade Católica Dom Bosco [UCDB]) e no acervo virtual do Museu do Índio/FUNAI. Os documentos analisados neste artigo são da 5ª Inspetoria Regional do SPI/I. R. 5, referentes ao sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), mais especificamente ao Posto Indígena José Bonifácio, no município de Caarapó, em território dos Guarani e Kaiowá. A análise documental evidencia o paradigma assimilacionista que norteou a política indigenista do Estado brasileiro apresentando os ideais reguladores para “a formação do cidadão como sujeito de direito” e direcionando os objetivos da presença da educação escolar nas áreas de abrangência do SPI, órgão que atuou entre 1910 e 1967.
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