O currículo das ruas: instâncias efêmeras, móveis e de luta pelo direito à cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1730

Palavras-chave:

Currículo., Cidade, Artivismo

Resumo

O artigo traz resultados de uma pesquisa realizada para a tese de doutorado que investigou o que chamamos de Currículo das Errâncias com a Pedagogia da Hesitação.  A partir de procedimentos retirados da Filosofia da Diferença, de Gilles Deleuze, da noção de Corpos em Aliança, de Judith Butler, este artigo detalha alguns signos desencadeados pelo currículo clandestino da rua, mostrando como funcionam e quais os encontros/saberes que provocam.  O argumento desenvolvido é que aprender da/na rua exige, acima de tudo, estar sensível às variações materiais que ocorrem em nosso imaginário. O artigo mostra que muito se aprende com o corpo em trânsito pelas ruas quando o corpo consegue se abrir aos signos políticos, desencadeados pelos artivismos urbanos.

Biografia do Autor

Glaucia Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação, Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Titular da Fae-UFMG.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Carneiro, G., & Paraíso, M. A. . (2022). O currículo das ruas: instâncias efêmeras, móveis e de luta pelo direito à cidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 165–185. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1730

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder