Pedagogia do erotismo no currículo bareback: a transgressão às normas do uso do preservativo nos vídeos pornôs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1706

Palavras-chave:

Currículo, Preservativo, vídeos pornôs

Resumo

Considerando a dimensão educacional dos filmes pornôs, descrevemos e analisamos, neste texto, a pedagogia do erotismo na perspectiva pós-crítica curricular. Compreendemos que currículo não se restringe às disciplinas escolares, mas se constitui em diferentes espaços e artefatos culturais. A metodologia utilizada na investigação que subsidia este artigo articulou elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana. Na produção de informações, nomeamos um conjunto heterogêneo de ditos, vídeos e imagens publicados no ciberespaço de currículo bareback. Nosso foco de análise aqui é um conjunto de vídeos pornôs. O argumento desenvolvido é o de que os vídeos pornôs divulgados nesse currículo têm uma função de divulgar o bareback como uma prática transgressiva dos valores socialmente sancionados sobre o uso do preservativo nas relações sexuais entre homens. Incita-se a violação à norma do uso compulsório da camisinha, contribuindo, assim, para tornar a prática bareback objeto de desejo, por meio do estímulo de fantasias eróticas específicas.

Biografia do Autor

Danilo Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude (OJ/UFMG).

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação na UFMG.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Oliveira, D. A. de ., & Sales, S. R. . (2022). Pedagogia do erotismo no currículo bareback: a transgressão às normas do uso do preservativo nos vídeos pornôs. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 117–139. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1706

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder