Língua indígena na escola: recolonização ou autonomia?*

Autores/as

  • Adir Casaro Nascimento UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.524

Resumen

Usar a língua indígena na escola poderia caracterizar-se como um meio de cooptação no sentido de ressignificar a colonização ou, recurso para garantir o sucesso escolar dentro dos parâmetros exigidos pelos padrões nacionais? A escrita “dá conta” da representação de mundo, de expressão do pensamento que cada comunidade tem construído no contexto do mundo oral? Essas são questões que surgem quando se faz uma reflexão sobre as relações sociais estabelecidas no interior de uma sociedade que vive a contradição de um sistema político-econômico capitalista e a presença da alteridade de povos indígenas que buscam sair da condição de exclusão imposta por uma história de longa duração sem, contudo, perder sua identidade cultural.

Biografía del autor/a

Adir Casaro Nascimento, UCDB

Doutora em educação pela UNESP/ Campus de Marília-SP. - Professora do Mestrado em Educação da UCDB.

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Publicado

2013-11-05

Cómo citar

Nascimento, A. C. (2013). Língua indígena na escola: recolonização ou autonomia?*. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.524

Número

Sección

Dossiê