Língua indígena na escola: recolonização ou autonomia?*

Authors

  • Adir Casaro Nascimento UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.524

Abstract

Usar a língua indígena na escola poderia caracterizar-se como um meio de cooptação no sentido de ressignificar a colonização ou, recurso para garantir o sucesso escolar dentro dos parâmetros exigidos pelos padrões nacionais? A escrita “dá conta” da representação de mundo, de expressão do pensamento que cada comunidade tem construído no contexto do mundo oral? Essas são questões que surgem quando se faz uma reflexão sobre as relações sociais estabelecidas no interior de uma sociedade que vive a contradição de um sistema político-econômico capitalista e a presença da alteridade de povos indígenas que buscam sair da condição de exclusão imposta por uma história de longa duração sem, contudo, perder sua identidade cultural.

Author Biography

Adir Casaro Nascimento, UCDB

Doutora em educação pela UNESP/ Campus de Marília-SP. - Professora do Mestrado em Educação da UCDB.

References

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de Sociologia do Conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

BRAND, A. J. Biodiversidade, Sócio – diversidade e Desenvolvimento: os Kaiowá e Guarani no Estado de Mato Grosso do Sul. In: COSTA, R. B. da. Fragmentação Florestal e Alternativas de Desenvolvimento Rural na Região Centro – Oeste. Campo Grande: UCDB, 2003 (175 – 204).

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria prática. In: ORTIZ,R.(org.). Pierre Bourdieu.São Paulo: Ática, 1994. (Coleção Grandes Cientistas Sociais) GIMENO SACRISTAN,J.& PEREZ-GOMES,A . La enseñanza: su teoria y su prática. Madrid: Akal, 1985.

GOLDMANN, L. Introdução à Sociologia. Cadernos para o Diálogo/Nova Série. Editora Nova Crítica. S/d

MELIÁ, Bartomeu. Elogio de la lingua guarani. Asunción, CEPAG, 1995.

______, Bartomeu. El Paraguay inventado. Asunción, CEPAG, 1997.

MOURA, Tarcísio. Mito, Matriz da Arte e da Religião. In: MORAIS, R. de.(org.) As Razões do Mito. Campinas, São Paulo, Papirus, 1988.

NOGUEIRA.Mª. A.; CATANI, Afrânio(orgs.) Escritos de educação. São Paulo: Vozes,1999.

WARDE, M. J. Currículo e Conhecimento: os impactos da psicologia. Série IDÉIAS, 26- São Paulo, 1995.

Published

2013-11-05

How to Cite

Nascimento, A. C. (2013). Língua indígena na escola: recolonização ou autonomia?*. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.524

Issue

Section

Dossiê