Língua indígena na escola: recolonização ou autonomia?*
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.524Resumo
Usar a língua indígena na escola poderia caracterizar-se como um meio de cooptação no sentido de ressignificar a colonização ou, recurso para garantir o sucesso escolar dentro dos parâmetros exigidos pelos padrões nacionais? A escrita “dá conta” da representação de mundo, de expressão do pensamento que cada comunidade tem construído no contexto do mundo oral? Essas são questões que surgem quando se faz uma reflexão sobre as relações sociais estabelecidas no interior de uma sociedade que vive a contradição de um sistema político-econômico capitalista e a presença da alteridade de povos indígenas que buscam sair da condição de exclusão imposta por uma história de longa duração sem, contudo, perder sua identidade cultural.
Referências
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de Sociologia do Conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
BRAND, A. J. Biodiversidade, Sócio – diversidade e Desenvolvimento: os Kaiowá e Guarani no Estado de Mato Grosso do Sul. In: COSTA, R. B. da. Fragmentação Florestal e Alternativas de Desenvolvimento Rural na Região Centro – Oeste. Campo Grande: UCDB, 2003 (175 – 204).
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria prática. In: ORTIZ,R.(org.). Pierre Bourdieu.São Paulo: Ática, 1994. (Coleção Grandes Cientistas Sociais) GIMENO SACRISTAN,J.& PEREZ-GOMES,A . La enseñanza: su teoria y su prática. Madrid: Akal, 1985.GOLDMANN, L. Introdução à Sociologia. Cadernos para o Diálogo/Nova Série. Editora Nova Crítica. S/d
MELIÁ, Bartomeu. Elogio de la lingua guarani. Asunción, CEPAG, 1995.
______, Bartomeu. El Paraguay inventado. Asunción, CEPAG, 1997.
MOURA, Tarcísio. Mito, Matriz da Arte e da Religião. In: MORAIS, R. de.(org.) As Razões do Mito. Campinas, São Paulo, Papirus, 1988.
NOGUEIRA.Mª. A.; CATANI, Afrânio(orgs.) Escritos de educação. São Paulo: Vozes,1999.
WARDE, M. J. Currículo e Conhecimento: os impactos da psicologia. Série IDÉIAS, 26- São Paulo, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.