Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1677Palabras clave:
formación docente, didáctica, docenciaResumen
En este texto, tomados por la preocupación por el futuro de la profesión docente como campo de formación para el desempeño profesional, escudriñamos los posibles significados de la Didáctica imbuidos en la última frase del libro “El tercero educado”, de Michel Serres: “Re-nacido, lo sabe, tiene compasión. Ahora puede enseñar”. Examinamos cada fragmento de la oración, buscando significados más profundos para el ejercicio dual de ser docente y ser docente-docente de nuevos docentes. En esencia, se trata de renacer, conocer y concienciar(se) diariamente.
Citas
ALARCÃO, Isabel. Percursos da Didática. Aveiro: UA Editora, 2020.
ALVES, C. S. A constituição da profissionalidade docente: os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2012.
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. São Paulo: ARS Poética Editora, 1994.
ARAÚJO, Osmar Hélio Araújo; FORTUNATO, Ivan. De professor formador para professor formador: quatro desafios para formar para a docência nas licenciaturas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, 2020. https://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8962.
ARAÚJO, Osmar Hélio Araújo; FORTUNATO, Ivan; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Dilemas (in)visíveis da formação para a docência nas licenciaturas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 509-27, 2020. https://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS01.
FINGER, Matthias. As implicações socioepistemológicas do método biográfico. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 119-28.
FREINET, Célestin. As técnicas de Freinet da Escola Moderna. 4. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-68, 2001. https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013.
GALLO, Silvio. Apresentação. Pro-Posições, Campinas, v. 26, n. 1, p. 237-38, 2015. https://doi.org/10.1590/0103-7307201507614.
GATTI, Bernadete Angelina. A. Licenciaturas: crise sem mudança? In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Didática. Formação de Professores. Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 485-508.
JOSSO, Marie-christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 413-38, set./dez. 2007.
HERRÁN, Agustín; FORTUNATO, Ivan. ¿Por qué desde la Didáctica no se favorece la formación del profesorado? Pro-Posições, Campinas, v. 30, 2019.
LOPEZ CARRETERO, Maria Asuncion. O ofício de ensinar: algumas reflexões. In: ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan (Orgs.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 13-32.
NEILL, Alexander Sutherland. Liberdade sem medo (Summerhill). 23. ed. São Paulo: IBRASA, 1984.
NÓVOA, António. Conversas pedagógicas: Formar (-se) para a docência nas licenciaturas. In: ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan (Orgs.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 89-91.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Ser professor (a) em tempos de incertezas: um começo de conversa...In: ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan (Orgs.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 49-54.
SÁ-CHAVES, Idália. Volta Pedagogia. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan. Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 36-48.
SERRES, Michel. Le tiers-instruit. Paris: Éditions François Bourin, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.