A avaliação nos ciclos de formação: uma proposta analisada pela perspectiva vygotskyana
Abstract
A questão da avaliação tem ocupado muitos e significativos espaços de reflexão entre educadores das mais diversas áreas de atuação. Este artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações a respeito da avaliação das aprendizagens nos ciclos de formação, a partir de reflexões desencadeadas por uma pesquisa1 qualitativa de intervenção, desenvolvida com um grupo de quatro professoras alfabetizadoras que atuam no Ciclo Inicial de Alfabetização de uma escola municipal do interior de Minas Gerais. Propõe que a forma de avaliação sugerida nos documentos acerca dos ciclos é a da avaliação mediada ou assistida, cujas bases teóricas encontram-se na perspectiva vygotskyana de desenvolvimento e aprendizagem. Por fim, enfatiza a necessidade de formação dos professores para que essa forma de avaliação possa acontecer e para que possa ser viabilizada a proposta de Ciclos de Formação no Estado de Minas Gerais.
References
ARROYO, Miguel Gonzáles. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
ESTÉBAN, Maria Teresa. Avaliação: momento de discussão da prática pedagógica. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Alfabetização dos alunos das classes populares, ainda um desafio. São Paulo: Cortez, 2001.
FALSARELLA, Ana. Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
FRANCO, Creso (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confrontos de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
LINHARES, Maria Beatriz Martins. Avaliação assistida de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem: indicadores de eficiência e transferência de aprendizagem em situação de resolução de problema. In: Marturano, E.M.; Loureiro, S.R; Zuardi, A.Z. (Orgs.) Estudos em Saúde Mental. Ribeirão Preto: Comissão de Pós-graduação em Saúde Mental-FMRP/USP, 1998.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, leitura e escrita/CEALE. Acompanhando e avaliando. Belo Horizonte, 2003.
SILVA, Ceris Ribas da. Os ciclos e a avaliação escolar. Presença Pedagógica. v.7, n.40, jul/ago.2001.
TEIXEIRA, Edival Sebastião. A Psicologia histórico-cultural como fundamento para a organização do ensino escolar em ciclos de aprendizagem. Tese de doutorado. São Paulo, Faculdade de Educação da USP, 2004.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.