História escolar no Brasil: uma história etnocêntrica

Autores

  • José Licínio Backes UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.527

Resumo

O presente texto, discute, a partir de um horizonte intercultural o processo histórico escolar no Brasil. Busca, não seguir uma história evolutiva, mas a partir de “fragmentos”, refletir como a escola foi desencadeada dentro da lógica monocultural, ou seja, foi utilizada tendo em vista a homogeneização cultural no Brasil. Neste sentido, as culturas indígenas e negras foram as que mais sofreram os processos de discriminação inerentes à lógica da homogeneização, pois foram vistas pela cultura branca como inferiores e como ameaça à identidade nacional, identidade essa, associada a identidade branca. Mesmo que esta identidade nacional branca, nunca tenha sido alcançada concretamente, trouxe para os grupos marginalizados, inúmeras dificuldades sobretudo pela sua força simbólica. A escola, neste contexto, teve um papel central, seja segregando as culturas indígenas e negras, ou incutindo-lhes os valores brancos como sendo superiores. Apesar desta conotação histórica da escola, é possível, apostar numa escola, como espaço de vivência sadia da diferença cultural, se desencadeada a partir de um horizonte intercultural.

Biografia do Autor

José Licínio Backes, UCDB

Mestre em Educação pela UNISINOS, Doutorando em Educação na UNISINOS. Professor de Filosofia na UNOESC/smo.

Referências

ALVES, Gilberto Luiz. O seminário de Olinda. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FARIA Filho de, Luciano Mendes. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

GONÇALVES, Luis Alberto Oliveira. Negros e Educação no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

KREUTZ, Lúcio. A educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LANGER, Protásio Paulo. A aldeia Nossa Senhora dos Anjos: a resistência do guarani-missioneiro ao processo de dominação do sistema luso. Porto Alegre : EST, 1997.

LAUDATO, Luís. 500 anos: a celebração de um holocausto de povos indígenas e afro-brasileiros. In: Universa, Brasília, V. 8, nº 4, p. 719-737, 2000.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis : Vozes, 1999.

PAIVA, José Maria. Educação jesuítica no Brasil Colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidde e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

VALENTE, Ana Lúcia. Educação e diversidade cultural: um desafio da atualidade. São Paulo: Moderna, 1999.

___________________. Ser negro no Brasil hoje. São Paulo: Moderna, 1994.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Backes, J. L. (2013). História escolar no Brasil: uma história etnocêntrica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.527

Edição

Seção

Dossiê