História escolar no Brasil: uma história etnocêntrica
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.527Resumen
O presente texto, discute, a partir de um horizonte intercultural o processo histórico escolar no Brasil. Busca, não seguir uma história evolutiva, mas a partir de “fragmentos”, refletir como a escola foi desencadeada dentro da lógica monocultural, ou seja, foi utilizada tendo em vista a homogeneização cultural no Brasil. Neste sentido, as culturas indígenas e negras foram as que mais sofreram os processos de discriminação inerentes à lógica da homogeneização, pois foram vistas pela cultura branca como inferiores e como ameaça à identidade nacional, identidade essa, associada a identidade branca. Mesmo que esta identidade nacional branca, nunca tenha sido alcançada concretamente, trouxe para os grupos marginalizados, inúmeras dificuldades sobretudo pela sua força simbólica. A escola, neste contexto, teve um papel central, seja segregando as culturas indígenas e negras, ou incutindo-lhes os valores brancos como sendo superiores. Apesar desta conotação histórica da escola, é possível, apostar numa escola, como espaço de vivência sadia da diferença cultural, se desencadeada a partir de um horizonte intercultural.
Citas
ALVES, Gilberto Luiz. O seminário de Olinda. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FARIA Filho de, Luciano Mendes. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
GONÇALVES, Luis Alberto Oliveira. Negros e Educação no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
KREUTZ, Lúcio. A educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LANGER, Protásio Paulo. A aldeia Nossa Senhora dos Anjos: a resistência do guarani-missioneiro ao processo de dominação do sistema luso. Porto Alegre : EST, 1997.
LAUDATO, Luís. 500 anos: a celebração de um holocausto de povos indígenas e afro-brasileiros. In: Universa, Brasília, V. 8, nº 4, p. 719-737, 2000.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis : Vozes, 1999.
PAIVA, José Maria. Educação jesuítica no Brasil Colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA, Luciano Mendes Filho e VEIGA, Cyinthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidde e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
VALENTE, Ana Lúcia. Educação e diversidade cultural: um desafio da atualidade. São Paulo: Moderna, 1999.
___________________. Ser negro no Brasil hoje. São Paulo: Moderna, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.