Práticas educativas e movimentos sociais na América Latina: aprender nas fronteiras

Autores

  • Danilo R. Streck UNISINOS

Resumo

O artigo analisa a relação entre práticas educativas e movimentos sociais populares na América Latina, destacando tanto aprendizagens que os mesmos proporcionam para os seus integrantes quanto aprendizagens que possibilitam para a sociedade. Dentre os aspectos abordados, encontram-se os seguintes: o redimensionamento do popular, o enraizamento, a ruptura e a insurgênia como parte da pedagogia dos movimentos sociais, a participação como um princípio metodológico, uma nova compreensão de sujeito, a produção de saberes específicos da área de atuação dos movimentos sociais e um redimensionamento do local e do global. Como conclusão, procura-se sinalizar o que significa, hoje, a inserção crítica da educação nos movimentos da sociedade.

Biografia do Autor

Danilo R. Streck, UNISINOS

Doutor em Fundamentos Filosóficos da Educação pela Rutgers – The State University. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação/UNISINOS.

Referências

AMIN, Samir e HOUTART, François. Mundialización de las resisténcias: Estado de las luchas 2004. Bogotá: Ed. Desde Abajo, 2004.
ARGUMEDO, Alcira. Los silencios y las voces em América Latina: Notas sobre el pensamiento nacional y popular. Buenos Aires: Colihue, 2004.
ALVAREZ, Sonia E.; DAGNINO, Evelina; ESCOBAR, Arturo (Org.). Cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos: Novas leituras. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
CALDART, Roseli Salete. O MST e a formação dos Sem-Terra: o movimento social como princípio educativo. In: GENTILI, Pablo & FRIGOTT, Gaudêncio (Org.). A cidadania negada: Políticas de exclusão na educação e no trabalho. Buenos Aires: CLACSO, p. 125-44, 2000.
CAPARÓ, Gabriel (Comp.) Ansias del alba: Textos zapatistas. La Habana: Editorial Caminos, 2001.
DUSSEL, Enrique. O descobrimento do outro: A origem do mito da modernidade. Tradução de Jaime A. Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
______. Pedagogia da esperança: Um reeencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
GOHN, Maria da Gloria. Movimentos sociales: Participación sociopolítica y educación en el Nuevo Milenio. In: GARCÉS, Fernando Rosero (Org). Formación de líderes y movimientos sociales: Experiencias y propuestas educativas. Ecuador: Abya-Yala, 2002.
MEJÍA, Marco Raúl & AWAD, Myriam. Pedagogías y Metodologías en Educación Popular. Quito: Fe y Alegria, 2001.
MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: Movimentos sociais nas sociedades complexas. Tradução de Maria do Carmo Alves do Bomfim. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MOUTERDE, Pierre. Reinventando a utopia: Práticas alternativas da esquerda latino-americana. Tradução de Ethon Fonseca; Patrícia Chittoni Ramos Reuillard; Sandra Dias Loguércio. Porto Alegre: Tomo editorial, 2003.
PERESSON, Mario L. Pedagogias e culturas. In: SCARLATELLI, Cleide; STRECK, Danilo; FOLLMANN, José Ivo (Org.) Religião, cultura e educação. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2006.
RAMIREZ, Janett. Movimentos Sociais: Lócus de uma educação para a cidadania. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
RUCHT, Diether. Sociedade como projeto: projetos na sociedade: sobre o papel dos movimentos sociais. Civitas. Porto Alegre: EDIPUCRS, ano 1, n.1, p. 13-28, junho 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1966.
STRECK, Danilo R. O Fórum Social Mundial e a agenda da educação popular. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, n.26, p. 58-69, Mai/Jun/Jul/Ago, 2004.
______. Educação para um novo contrato social. Petrópolis: Vozes, 2006.
TOURAINE, Alain. Critica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
STRECK, Danilo R.; KHOSROKHAVAR, Alain. A busca de si: Diálogo sobre o sujeito. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
WESTHELLE, Vitor. Voces de protesta en América Latina. México: CETPJDR, 2000.

Downloads

Publicado

2013-06-14

Como Citar

Streck, D. R. (2013). Práticas educativas e movimentos sociais na América Latina: aprender nas fronteiras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (22). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/278

Edição

Seção

Dossiê