Conhecimento tecnológico de alunos da EaD: análises sobre os resultados do Survey TPACK aplicado a estudantes de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1965Palavras-chave:
Educação a distância, tecnologia educacional, Formação de professoresResumo
Os saberes para que os professores ensinem no século XXI envolvem os conhecimentos pedagógico, tecnológico e de conteúdos – Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). Para identificação dos níveis de competência em cada um dos domínios do TPACK, foi desenvolvido um survey que, para esta pesquisa, foi traduzido, adaptado e aplicado a estudantes de quatro cursos de licenciatura (Física, Química, Biologia e Matemática) de uma universidade pública a distância. Neste sentido, o presente trabalho objetiva analisar e divulgar a parte dos resultados da aplicação do survey traduzida para o português brasileiro, realizada no contexto desta pesquisa, referente ao conhecimento tecnológico. No questionário, há perguntas do estilo múltipla escolha e dissertativa. Como resultados das questões fechadas, percebe-se que os licenciandos que responderam ao questionário se percebem com padrões satisfatórios de domínio do uso das tecnologias; já na pergunta aberta, ficou registrado que, para os respondentes, o fato de estudar a distância é decisivo na melhora do domínio do conteúdo tecnológico.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ANGELI, Charoula; VALANIDES, Nico; CHRISTODOULOU, Andri. Theoretical Considerations of Technological Pedagogical Content Knowledge. In: HERRING, Mary; KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) for Educators. 2. ed. Routledge: New York, 2016. p. 11-32.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.
CHAI, Ching Sing; KOH, Joyce Hwee Ling; TSAI, Chin-Chung. A review of the quantitative measures of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). In: HERRING, Mary; KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) for Educators. 2. ed. Routledge: New York, 2016. p. 87-106.
FERNÁNDEZ, María Obdulia González. La capacitación docente para una educación remota de emergencia por la pandemia de la COVID-19. Tecnología, Ciencia y Educación, Madrid, v. 19, p. 81-102, 2021. Doi: https://doi.org/10.51302/tce.2021.614
GARBIN, Monica Cristina; OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Tecnologias, múltiplas linguagens e práticas pedagógicas na formação superior a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 23, n. 1, p. 44-63, 2021. Doi: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656122
GARBIN, Monica Cristina; OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento. Diálogo Educacional, [s. l.], v. 19, n. 60, p. 36-55, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS02
GARBIN, Monica Cristina; OLIVEIRA, Edison Trombeta de; PIRILLO, Nadia Rubio; TELLES, Simone. Pedagogical practices based on areas of knowledge: reflections on the technology use. New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 134-41, 2020. Doi: https://doi.org/10.18844/prosoc.v7i1.4877
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. Introducing TPCK. In: AMERICAN ASSOCIATION OF COLLEGES for Teacher Education [AACTE]. Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. New York; London: Routledge, 2008. p. 3-30.
KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. What happens when teachers design educational technology? The development of technological pedagogical content knowledge. Journal of Educational Computing Research, [s. l.], v. 32, n. 2, p. 131-52, 2005. DOI: https://doi.org/10.2190/0EW7-01WB-BKHL-QDYV
LUZ, Emeli Borges Pereira. Pre-service language teacher training for distance education. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 26-39, set./dez. 2018. Doi: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.26-39
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NACIPUCHA, Nicolás Sumba; ESTRADA, Jorge Manuel Cuerva; LORENZO, Eddy Conde; CASTILLO, Mónica Mármol. Enseñanza superior en el Ecuador en tiempos de COVID 19 en el marco del modelo TPACK. Revista San Gregorio, Portoviejo, n. 43, p. 171-86, 2020. Doi: https://doi.org/http:10.36097/rsan.v1i43.1524
OLIVEIRA, Edison Trombeta de. Como escolher tecnologias para educação a distância, remota e presencial. São Paulo: Blucher, 2022.
OLIVEIRA, Edison Trombeta de. Cómo elegir tecnologías para la educación a distancia: una propuesta teórica. In: GONZÁLEZ-HERMOSILLA, Alejandra Loreto (Coord.). Reflexiones y propuestas para los desafíos de la educación actual. Madrid: Adaya Press, 2021. p. 66-75. Disponível em: https://www.adayapress.com/wp-content/uploads/2021/06/refpred8.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.
OLIVEIRA, Edison Trombeta de. Conhecimento Pedagógico de licenciandos de uma universidade virtual: análises de dados coletados pelo TPACK Survey. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 26., 2020, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABED, 2020. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/54846.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.
OLIVEIRA, Édison Trombeta de. EaD e ambientes virtuais de aprendizagem: dimensões orientadoras para seleção de mídias. 2019. 177 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-163653/publico/EDISON_TROMBETA_DE_OLIVEIRA_rev.pdf. Acesso em: 11 set. 2022.
OLIVEIRA, Édison Trombeta de; GARBIN, Monica Cristina; PIRILLO, Nádia Rubio. Experiências de formação continuada de professores da educação básica para criação e uso de materiais didáticos digitais em tempos de pandemia. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v. 3, p. 127-49, 2021. Doi: https://doi.org/10.25112/rco.v3.2635
OLIVEIRA, Édison Trombeta de; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Balanço da publicação acadêmica sobre TPACK no Brasil (2008-2015) e suas correlações com os estilos de aprendizagem. In: MIRANDA, Luísa et al. Estilos de aprendizagem e inovações pedagógicas. Santo Tirso: White Books, 2016. p. 105-19.
OLIVEIRA, Edison Trombeta de; PIRILLO, Nadia Rubio. Conhecimento de Conteúdo na formação de professores a distância: análises com base no TPACK Survey. Revista de Estilos de Aprendizaje, [s. l.], v. 14, n. 28, p. 150-65, 2021. Disponível em: http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/2841/4560. Acesso em: 16 set. 2022.
SALAS-RUEDA, Ricardo-Adán; GAMBOA-RODRÍGUEZ, Fernando; SALAS-RUEDA, Érika-Patricia; SALAS-RUEDA, Rodrigo-David. Diseño de una aplicación web para el proceso educativo sobre el uso del logaritmo en el campo de las matemáticas financieras. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 65-81, 2020. Doi: https://doi.org/10.17851/1983-3652.13.1.65-81
SCHIMIDT, Denise; BARAN, Evrim; THOMPSON, Ann. Survey of Preservice Teachers' Knowledge of Teaching and Technology. University of Minnesota Twin Cities, Mineápolis, 2009.
SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, [s. l.], v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. Doi: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Doi: https://doi.org/10.2307/1175860
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edison Trombeta de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.