Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1546Palavras-chave:
relação família-escola, avós, práticas educativas, relações intergeracionaisResumo
Atualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.
Referências
AZAMBUJA, R. M. M.; RABINOVICH, E. P. O avô e avó na visão dos netos em idade escolar. Revista Acadêmica do Instituto de Educação Superior Latino-Americano, Belo Horizonte: Edições Superiores, v. 6, p. 133-48, out. 2018.
BIROLI, F. Transformações na família. In: BIROLI, F. Família: novos conceitos. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014. p. 24-42. Disponível em: http://www.fpabramo.org.br/forum2013/wpcontent/uploads/2014/08/colecaooquesaber-05-com-capa.pdf. Acesso em: 18 out. 2016.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
CARDOSO, A. R. Avós no século XXI. Curitiba: Juruá, 2011.
CARDOSO, A. R.; BRITO, L. M. T. Ser avó na família contemporânea: que jeito é esse? Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 3, p. 433-41, dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141382712014000300007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 fev. 2020.
COUTRIM, R. M. E.; SILVA, P. Other subjects in the family-school relationship: the role of grandparents in the educational process of grandchildren. Aula Abierta, Oviedo, v. 48, n. 1, p. 97-104, 2019. Disponível em: https://www.unioviedo.es/reunido/index.php/AA/article/view/13042/12024. Acesso em: 02 abr. 2020.
COUTRIM, R. M. E.; BOROTO, I. G.; VIEIRA, L. C.; MAIA, I. O. O que os avós ensinam aos netos? A influência da relação intergeracional na educação formal e informal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 13., 2007, Recife, PE. Anais [...], Campinas: SBS/UFPE, 2007. p. 1-15.
CUNHA, U. C.; DIAS, C. M. S. B. A recoabitação dos filhos e netos na perspectiva de idosas chefes de família. Contextos Clínic., São Leopoldo, v. 12, n. 2, p. 599-616, ago. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198334822019000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2021.
DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. Projeção da População 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047. Agência IBGE notícias 05/07/2018. [s.l.], [s.d.]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047. Acesso em: 17 maio 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS [INEP]. Dados do censo escolar. Brasília, DF: INEP, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-escolar-numero-de-matriculas-na-educacao-infantil-cresceu-11-1-de-2014-a-2018/21206. Acesso em: 6 fev. 2020.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 2002.
NOGUEIRA, M. A. O Capital Cultural e a Produção das Desigualdades Escolares Contemporâneas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, p. 1-13, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742021000100200&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2021.
PORTELA, C. A configuração das relações entre pais de crianças surdas e a escola. In: JACQUET, C.; COSTA, L. F. (Orgs.). Família em mudança. São Paulo: Companhia Ilimitada, 2004. p. 131-46.
PORTES, E. Algumas dimensões culturais da trajetória de estudantes pobres no ensino superior público: o caso da UFMG. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 220-35, 2006. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1420. Acesso em: 14 set. 2020.
RAMOS, N.; MARUJO, M.; BAPTISTA, A. A voz dos avós: migrações, memória e patrimônio cultural. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2012.
RESENDE, T. F. Ampliação da jornada escolar e dever de casa: denúncias cruzadas. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 113-22, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/27605/16853. Acesso em: 10 dez. 2020.
RODRIGUES, J. P. V. Os avós na família e sociedade contemporâneas uma abordagem intergeracional e intercultural. 2013, 489 f. Tese (Doutorado em Psicologia Especialidade Psicologia Intercultural) - Universidade Aberta, Lisboa, 2013. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/3426/1/TD_Jo%c3%a3oPauloRodrigues.pdf. Acesso em: 6 fev. 2020.
SAITO, V. L. E.; LOUREIRO, A. M. L. O imaginário de um grupo de avós idosos responsáveis por seus netos adolescentes em vulnerabilidade. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 139-58, 2013. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/viewFile/19634/14507. Acesso em: 6 fev. 2020.
SARTI, C. A. Algumas questões sobre família e políticas sociais. In: JACQUET, C.; COSTA, L. F. (Orgs.). Família em Mudança. São Paulo: Companhia Ilimitada, 2004. p. 193-213.
SILVA, A. M. A colaboração dos avós na educação dos netos. Revista Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 67-75, out. 2012.
SINGLY, F. Sociologia da família contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
THIN, D. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 211-25, maio/ago., 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782006000200002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 6 maio 2021.
TOMIZAKI, K. Transmitir e herdar: o estudo dos fenômenos educativos em uma perspectiva intergeracional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 111, p. 327-46, abr./jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n111/v31n111a03.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.
ZAGO, N. Processos de escolarização nos meios populares: as contradições da obrigatoriedade Escolar. In: ROMANELLI, G.; NOGUEIRA, M. A.; ZAGO, N. (Orgs.). Família e escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 199-219.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.