Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1546

Palavras-chave:

relação família-escola, avós, práticas educativas, relações intergeracionais

Resumo

Atualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.

 

Biografia do Autor

Denise Costa Rosa, Prefeitura Municipal de Viçosa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da rede pública de educação de Viçosa, MG.

Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da UEMG − Campus Divinópolis. Membro do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE-UFOP).

Rosa Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutorado em Ciências Humanas, Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Graduação em Ciências Sociais também pela UNESP. Professora associada do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE-UFOP) e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE-FAE – UFMG).

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Rosa, D. C., Carvalho, T. K. P. de, & Coutrim, R. M. da E. (2022). Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 173–191. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1546

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