Formação de professores das disciplinas específicas da educação básica: panorama das pesquisas sobre licenciaturas no Brasil pós-LDB

Autores/as

  • Graziela Giusti Pachane Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Rodrigo Peres Lopes Domiciano Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Resumen

Busca-se conhecer as tendências das pesquisas sobre formação de professores para lecionar as disciplinasespecíficas da educação básica. Trata-se de uma pesquisa de estado-da-arte, cujos resultadosapontam que o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) é um dos principais fórunsde divulgação de trabalhos sobre a formação nas licenciaturas. Demonstram, também, ampliação daquantidade de teses e sobre a temática no período em análise. Entre as temáticas, destacam-se estudossobre estágios e currículo, focando, sobremaneira, as licenciaturas de modo geral, sem se concentrar emum curso específico. Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas sobressaem-se como as licenciaturasmais estudadas. As análises demonstram a necessidade de maior visibilidade e legitimidade àspesquisas sobre a temática, bem como de maior estreitamento de relações entre a área da educação eas áreas específicas de formação dos licenciandos.

Biografía del autor/a

Graziela Giusti Pachane, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Rodrigo Peres Lopes Domiciano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduando em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Citas

ANDRÉ, Marli. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação de um campo. In: DALBEN, Angela. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273-287.

BRZEZINSKI, Iria (Coord.) Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: MEC/INEP, 2004. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep. gov.br/resultados.asp?cat=12&subcat=30>. Acesso em: 28 maio 2011.

FERREIRA, N. S. A. Pesquisas denominadas estado da arte: possibilidades e limites. Educação & Sociedade, 79 (1), p. 257-274, 2002.

______. Pesquisa em leitura: um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995. 1999. 312p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP, 1999.

HADDAD, S. et al. O estado da arte das pesquisas em Educação de jovens e adultos no Brasil. A produção discente da pós-graduação em educação no período 1986-1998. São Paulo, 2000, 123p. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org/ejaea>. Acesso em: 10 jun. 2006.

PACHANE, Graziela Giusti. Pesquisa sobre a prática docente: objeto legítimo do fazer universitário? In: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues (Orgs.). Profissionais da educação: políticas, formação e pesquisa. Cuiabá: EdUFMT, 2007. v. 3, p. 141-152.

______. Formação de professores das disciplinas específicas da educação básica: estado-da-arte e evolução das licenciaturas no Brasil pós-LDB In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE, 10. Anais... Uberlândia: UFU-FACED, 2010a. v. 1, p. 1-10.

______. Pesquisas sobre licenciaturas e prática docente na educação básica: objetos legítimos do fazer universitário? In: ENDIPE: CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2010b. v. 1, p. 1-15.

______. Prática docente: objeto legítimo da pesquisa acadêmica? Contrapontos, Itajaí, SC, v. 10, p. 90-94, 2010c.

PUENTES, R. V. et al. Estado del Arte sobre formación de profesores en América Latina: significado, orígenes y consideraciones teórico-metodológicas. Revista Digital Umbral 2000, Chile, 2005. Disponível em: <www.reduc.cl>. Acesso em: 10 jun. 2006.

Publicado

2013-05-31

Cómo citar

Pachane, G. G., & Domiciano, R. P. L. (2013). Formação de professores das disciplinas específicas da educação básica: panorama das pesquisas sobre licenciaturas no Brasil pós-LDB. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/86

Número

Sección

Artigos