Fraude acadêmica: Estudo Comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil
Resumen
Este estudo centra-se na análise de um manual pedagógico amplamente adotado pelos professores da Escola Normal Secundária Amaral Fontoura, primeira escola para formação de professores primários instalada no ano de 1956, em Maringá/PR. Trata-se do manual intitulado Fundamentos da Educação..., de autoria de Afro do Amaral Fontoura, que trazia em seu conteúdo determinada concepção de educação, a qual deveria nortear a formação docente e a formação dos alunos das escolas primárias. Os vários manuais produzidos por Fontoura tornaram-se subsidiários das leituras obrigatórias recomendadas para as alunas da referida escola, logo, exerceu notável influência pedagógica no ensino normal maringaense. Por meio da análise do manual em questão, busca-se entender o tipo de leitura disponibilizada para as normalistas à época, bem como o conteúdo desenvolvido pelos professores formadores de professores.
Palavras-chave: Manuais Pedagógicos. Formação de Professores. Amaral Fontoura.
Citas
CORREIA, António Carlos da Luz; SILVA, Vivian Batista da. Uma história de leituras para professores: manuais pedagógicos, formação docente e construção de identidades profissionais em Portugal e no Brasil (1930-1970). In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - COLE, 14., 2003, Campinas, SP. Anais... Campinas: COLE/UNICAMP, 2003.
FONTOURA, Afro do Amaral. Fundamentos da Educação: uma introdução geral à Educação Renovada e à Escola Viva. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Aurora, 1972.
______. Psicologia Educacional: psicologia da criança. 19. ed. Rio de Janeiro, RJ: Aurora, 1970.
HEGETO, Leia de Cássia Fernandes. História da formação de professores em Maringá: a escola normal secundária entre as décadas de 1950 e 1970. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR.
LUZ, France. O fenômeno urbano numa zona pioneira: Maringá. Maringá: Prefeitura Municipal de Maringá, 1997.
MEUCCI, Simone. Os primeiros manuais didáticos de sociologia no Brasil. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 6, n. 10, p. 121-158, 2001. Disponível em: <http://www.fclar.unesp.br/soc/revista/artigos_pdf_res/10/07-meucci.pdf>. Acesso em: 29 maio 2011.
SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva. A gênese do ensino normal em Maringá: estrutura e determinações. 2003. Relatório Final de Pesquisa. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2003.
SILVA, Vivian Batista da. Os manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil, de 1870 a 1970: um estudo sobre a constituição do ensino como objeto de ensino. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 15, n. 29, p. 137-150, set./dez. 2006.
______. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 6, p. 29-57, jul./dez. 2003a.
______. Leituras para professores: apropriação e construção de saberes nos manuais pedagógicos brasileiros escritos pelos “católicos” (1870-1971). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 2, p. 51-58, jan./dez. 2003b.
VALDEMARIN, Vera Teresa; CAMPOS, Daniela Gonçalves dos Santos. Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático processologia na escola primária. Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 343-356, set./dez. 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.