Fraude acadêmica: Estudo Comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil

Autores

  • Maria Alzira de Almeida Pimenta Universidade de Sorocaba - PPGE em Educação
  • Sonia de Almeida Pimenta Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

Este estudo centra-se na análise de um manual pedagógico amplamente adotado pelos professores da Escola Normal Secundária Amaral Fontoura, primeira escola para formação de professores primários instalada no ano de 1956, em Maringá/PR. Trata-se do manual intitulado Fundamentos da Educação..., de autoria de Afro do Amaral Fontoura, que trazia em seu conteúdo determinada concepção de educação, a qual deveria nortear a formação docente e a formação dos alunos das escolas primárias. Os vários manuais produzidos por Fontoura tornaram-se subsidiários das leituras obrigatórias recomendadas para as alunas da referida escola, logo, exerceu notável influência pedagógica no ensino normal maringaense. Por meio da análise do manual em questão, busca-se entender o tipo de leitura disponibilizada para as normalistas à época, bem como o conteúdo desenvolvido pelos professores formadores de professores.

Palavras-chave: Manuais Pedagógicos. Formação de Professores. Amaral Fontoura.

 

Biografia do Autor

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba - PPGE em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo. professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Suas pesquisas tratam sobre avaliação da aprendizagem, fraude acadêmica e ética.

Sonia de Almeida Pimenta, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em educação, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Pimenta, M. A. de A., & Pimenta, S. de A. (2015). Fraude acadêmica: Estudo Comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 213–230. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/819

Edição

Seção

Artigos