A pesquisa sobre as práticas dos educadores e os princípios referenciais salesianos: um Estudo de Caso
Resumen
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado em Educação sobre o entendimento e o desenvolvimento dos princípios educacionais salesianos elaborados por Dom Bosco e que servem de referencial para os professores do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) da Escola Salesiana São José, Campinas, SP. O objetivo deste artigo é apresentar os aspectos metodológicos da pesquisa e a análise sobre a prática docente, buscando interpretar os modos pelos quais são desenvolvidos os princípios educacionais salesianos nos fazeres dos professores do CPDB. Essa busca permite indagar sobre os procedimentos metodológicos usados a fim de se refletir sobre o grau de fidelidade do projeto e da prática educativa dessa instituição com o ideal proposto pelo fundador Dom Bosco, na Itália do século XIX.
Palavras-chave: Práticas docentes. Práticas educacionais. Pedagogia salesiana.
Citas
BUFFA, Ester. Ideologias em conflito: escola pública e escola privada. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
CASTRO, Maria Amália de Oliveira. Do direito à profissionalização e à proteção no trabalho, ao direito de sonhar e construir o projeto de vida. 2002. Trabalho de Conclusão (Especialização em Educação Social) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. 2006. Disponível em: <xa.yimg.com/kq/groups/21729374/.../Entrevista+em+profundidade.doc>. Acesso em: 13 jan 2013.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e o educador social. Revista de Ciências da Educação – UNISAL, Americana, SP, ano X, n. 19, 2º semestre 2008. Disponível em: <http://www.am.unisal.br/pos/Stricto-Educacao/revista_ciencia/EDUCACAO_19.pdf>. Acesso em: 25-03-2013
GOMES, Paulo de Tarso. Educação sócio-comunitária: delimitações e perspectivas. Revista Ciências da Educação, Americana, SP, ano X, n. 18, 1º semestre 2008. Disponível em: <http://www.am.unisal.br/pos/Stricto-Educacao/revista_ciencia/EDUCACAO_18.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2013.
GROPPO, Luís Antonio; MARTINS, Marcos Francisco. Introdução à pesquisa em educação. Piracicaba, SP: Biscalchin, 2006.
LIMA, Paulo Gomes; DIAS, Izabel de Carvalho Gonçalves. Educação não-formal: um intertexto sobre sua caracterização. Revista de Ciências da Educação – UNISAL, Americana, SP, ano X, n. 19, 2º semestre 2008. Disponível em: <http://www.am.unisal.br/pos/Stricto-Educacao/revista_ciencia/EDUCACAO_19.pdf>. Acesso em: 21-03-2013.
MIRANDA, Antonio Carlos. A importância do ensino profissionalizante básico para adolescentes de baixo poder aquisitivo, diante das exigências do mercado de trabalhos. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, SP.
PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro; GARNIGEL, Amarildo (Org.). Palavras-chave em Educação não-formal. Holambra, SP: Editora Setembro; Campinas, SP: UNICAMP/CMU, 2007.
PASSOS JÚNIOR, Dilson. O ensino superior universitário salesiano de São Paulo – UNISAL – discutindo sua identidade salesiana. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP.
PAULILO, M. A. S. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço Social em Revista, Londrina, PR, v. 1, n. 1, p. 135-148, 1999.
SANTOS, Manoel Isaú Ponciano dos. Luz e sombras. Internatos no Brasil. São Paulo: Editora Salesiana, 2000.
SIERRA, Jairo Macedo. Terceiro setor. 2012. Disponível em: <http://direitodoterceirosetor-lei121012009.blogspot.com.br/>. Acesso em: 20 mar. 2013.
SOUZA, Rodrigo Tarcha Amaral de. A incidência dos princípios referenciais salesianos na prática do educador docente do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) – Campinas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano São Paulo – UNISAL, Americana, SP.
VIEIRA, Marcelo Luis Prata. Escola profissionalizante – uma oficina para a vida. 2002. Trabalho de Conclusão (Especialização em Educação Social) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, SP.
VILABOL, M. A. O que é um estudo de caso. [s.d.]. Disponível em <http://agmkt.files.wordpress.com/2010/03/o-que-e-estudo-de-caso.pdf. Acesso em 28/02/2014>. Acesso em: 27 fev. 2014.
VILLANUEVA, Pascual Chávez. Testemunhas da radicalidade evangélica. In: Atos do conselho geral da sociedade de São João Bosco, ano XCIII, n. 413, maio/ago. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.