A pesquisa sobre as práticas dos educadores e os princípios referenciais salesianos: um Estudo de Caso

Authors

  • Rodrigo Tarcha Amaral Souza Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade São José/Campinas - SP.
  • Renata Sieiro Fernandes Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade Americana SP.

Abstract

Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado em Educação sobre o entendimento e o desenvolvimento dos princípios educacionais salesianos elaborados por Dom Bosco e que servem de referencial para os professores do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) da Escola Salesiana São José, Campinas, SP. O objetivo deste artigo é apresentar os aspectos metodológicos da pesquisa e a análise sobre a prática docente, buscando interpretar os modos pelos quais são desenvolvidos os princípios educacionais salesianos nos fazeres dos professores do CPDB. Essa busca permite indagar sobre os procedimentos metodológicos usados a fim de se refletir sobre o grau de fidelidade do projeto e da prática educativa dessa instituição com o ideal proposto pelo fundador Dom Bosco, na Itália do século XIX.

Palavras-chave: Práticas docentes. Práticas educacionais. Pedagogia salesiana.

 

Author Biographies

Rodrigo Tarcha Amaral Souza, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade São José/Campinas - SP.

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade de Lorena SP, Mestre pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade de Americana SP

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade Americana SP.

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp.

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Published

2015-06-26

How to Cite

Souza, R. T. A., & Fernandes, R. S. (2015). A pesquisa sobre as práticas dos educadores e os princípios referenciais salesianos: um Estudo de Caso. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 137–150. Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/742

Issue

Section

Artigos