Anísio Teixeira e a pesquisa em educação no Brasil: ensaio sobre o processo de formação do campo
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.535Resumen
A intenção deste ensaio é discutir, a partir de alguns marcos históricos e teóricos, a configuração da Área da Pesquisa em Educação no Brasil, enfatizando particularmente as dificuldades verificadas no processo de formação dos intelectuais envolvidos neste campo de pesquisa. A análise incidirá especificamente sobre a concepção de Anísio Teixeira da relação entre ciência e educação, bem como sobre as implicações desta visão no processo de formação do campo da pesquisa em educação no Brasil. As fontes deste texto serão a literatura que aborda a questão da pesquisa na área e alguns textos que evidenciam a concepção de Teixeira. O período analisado se estende da década de 30, momento de implantação das primeiras experiências de pesquisa em educação no país, até o processo de introdução dessa área de pesquisa na universidade brasileira, na década de 70.
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