Seis questões capitais em Formação de Professores

Autores/as

  • Natalia Ishy Cândia UCDB
  • Vicente Fideles de Ávila UCDB.

Resumen

Esta matéria enfoca as seis questões que consideramos como referência capital para se refletir sobre formação de professores. As idéias básicas, discutidas nas questões, estão indicadas em seus próprios enunciados: formação como conceito complexo; formação e combinação de processos formais e informais; formação de professor transcende “áreas temáticas”; ênfase em valores experienciais; fragmentação da identidade profissional docente; a investigação na essência da formação docente.

Biografía del autor/a

Natalia Ishy Cândia, UCDB

Acadêmica do Curso de Filosofia e bolsista de Iniciação Científica da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB.

Vicente Fideles de Ávila, UCDB.

Licenciado em Filosofia. Doutor em Políticas e Programação do Desenvolvimento (enfoque em Educação e Emprego) pela Université de Paris I/Panthéon-Sorbonne, professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da UCDB.

Citas

ÁVILA, Vicente Fideles de. Educação escolar e desenvolvimento local: realidade e abstrações no currículo. Brasília: Plano, 2003.

ÁVILA, Vicente Fideles de. Formação de educadores para a educação básica: proposta de programa-processo em nível de graduação. Campo Grande-MS: UCDB , 1999.

BOLZAN, Dóris. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

HONORÉ, Bernard. Quelle formation? – réflexions pour contribuer à fonder une politique et une étude de la formation. In: Formation 1 – quelle formation?. Paris: Institut de Formation et d’Études Psychosociologiques et Pédagogiques/ Petite Bibliothèque Payot, 1974, p.89-183.

LOTHELLIER, Alexandre. La formation en question. In: Formation 1 – quelle formation?. Paris: Institut de Formation et d’Études Psychosociologiques et Pédagogiques/ Petite Bibliothèque Payot, 1974, p. 15-87.

PONTE, J. P. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. Conferência no IV Congresso da SPCE, Aveiro, 1998.

ROSÁRIO, Maria José Aviz Notas sobre a história da formação para o magistério. SÉRIE-ESTUDOS – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS: UCDB, n. 14, p. 109-121, jul./dez., 2002.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

SUNG, Jung Mo. Conhecimento e solidariedade: educar para a superação da exclusão social. São Paulo: Editora Salesiana, 2002. (Coleção viva voz; 5).

Publicado

2013-11-05

Cómo citar

Cândia, N. I., & Ávila, V. F. de. (2013). Seis questões capitais em Formação de Professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/520

Número

Sección

Artigos