SETE OBRAS FUNDAMENTAIS SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/as

  • Afranio Mendes Catanio
  • Renato de Sousa Porto Gilioli

Resumen

Este artigo é uma nota bibliográfica comentando sete obras relevantes editadas em 2002 e 2003 sobre a educação superior no Brasil e na América Latina.  São abordadas questões tais como reformas desse nível de ensino, avaliação, financiamento, organização e gestão das IES, privatização, ampliação das matrículas, bem como estudos de caso e experiências de ensino.

Biografía del autor/a

Afranio Mendes Catanio

Professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), da mesma universidade.

Renato de Sousa Porto Gilioli

Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).

Citas

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: Políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

MOLLIS, Marcela (Comp.) Las universidades em América Latina: ¿reformadas o alteradas? La cosmética del poder financiero. Buenos Aires, Clacso, 2003.

MOROSINI, Marília Costa (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. O empresariamento da Educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo, Xamã, 2002.

PANIZZI, Wrana Maria (Org.). Universidade: um lugar fora do poder. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

SILVA JR., João dos Reis. Reforma do Estado e da Educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2003.

TRINDADE, Hélgio, BLANQUER, Michel (Orgs.). Os desafios da educação na América Latina. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Publicado

2013-11-04

Cómo citar

Catanio, A. M., & Gilioli, R. de S. P. (2013). SETE OBRAS FUNDAMENTAIS SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/506

Número

Sección

Dossiê