Aprendizagem significativa de conteúdos de Biologia no Ensino Médio mediante o uso de mapas conceituais, com apoio de um software específico aliado ao uso de organizadores prévios

Autores/as

  • Ronny Machado de Moraes Colégio Dom Bosco
  • Josefa A. G. Grigoli UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.297

Resumen

O processo de construção de mapas conceituais favorece a aprendizagem significativa, na medida em que enfatiza o sentido de unidade, articulação, subordinação e hierarquização dos saberes disciplinares, possibilitando uma visão integrada e compreensiva destes conceitos. O objetivo principal deste estudo foi disponibilizar estratégias de aprendizagem, em ambientes interessantes, onde os estudantes pudessem tomar as iniciativas e construir o seu conhecimento de modo cooperativo, elaborando e reestruturando a sua aprendizagem. Evidenciou-se que uma dinâmica de aula baseada no uso do computador no processo de construção de mapas conceituais, aliada ao uso de organizadores prévios, é um importante fator de promoção da motivação e do desenvolvimento do aluno, favorecendo a aprendizagem significativa. Além disso, possibilita ao aluno o contato com as novas tecnologias de aprendizagem e o desenvolvimento de uma visão estética. Para o professor, a técnica possibilita sistematizar o acompanhamento da ­aprendizagem dos alunos, tanto coletivamente quanto individualmente, além de ser um aliado no processo de avaliação.

Biografía del autor/a

Ronny Machado de Moraes, Colégio Dom Bosco

Mestre em Educação, Professor do Colégio Dom Bosco, Campo Grande-MS.

Josefa A. G. Grigoli, UCDB

Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande-MS.

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Publicado

2015-12-07

Cómo citar

Moraes, R. M. de, & Grigoli, J. A. G. (2015). Aprendizagem significativa de conteúdos de Biologia no Ensino Médio mediante o uso de mapas conceituais, com apoio de um software específico aliado ao uso de organizadores prévios. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.297

Número

Sección

Dossiê