Aprendizagem significativa de conteúdos de Biologia no Ensino Médio mediante o uso de mapas conceituais, com apoio de um software específico aliado ao uso de organizadores prévios
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.297Abstract
O processo de construção de mapas conceituais favorece a aprendizagem significativa, na medida em que enfatiza o sentido de unidade, articulação, subordinação e hierarquização dos saberes disciplinares, possibilitando uma visão integrada e compreensiva destes conceitos. O objetivo principal deste estudo foi disponibilizar estratégias de aprendizagem, em ambientes interessantes, onde os estudantes pudessem tomar as iniciativas e construir o seu conhecimento de modo cooperativo, elaborando e reestruturando a sua aprendizagem. Evidenciou-se que uma dinâmica de aula baseada no uso do computador no processo de construção de mapas conceituais, aliada ao uso de organizadores prévios, é um importante fator de promoção da motivação e do desenvolvimento do aluno, favorecendo a aprendizagem significativa. Além disso, possibilita ao aluno o contato com as novas tecnologias de aprendizagem e o desenvolvimento de uma visão estética. Para o professor, a técnica possibilita sistematizar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, tanto coletivamente quanto individualmente, além de ser um aliado no processo de avaliação.
References
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Guia de apoio didático para os três volumes da obra Conceitos de Biologia. Objetivos de ensino mapeamento de conceitos sugestões de atividades. São Paulo: Moderna, 2001.
AUSUBEL, David Paul; Novak, Joseph; Hanesian, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
______. Educational Psychology: A Cognitive View. 2.ed. New York: Holt, Rinehart & Winston,1978.
BIZZO, Nélio. Ciências biológicas. Um pouco de história brasileira das ciências biológicas no Brasil. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/seb/pdf/07Biologia.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2006.
MOREIRA, Marco Antônio. Mapas conceituais como recurso instrucional e curricular em Física. Porto Alegre: IFUFRGS, 1993a. Fascículos do CIEF, Série Ensino-aprendizagem, n. 2.
______. Pesquisa em ensino. Aspectos metodológicos e referenciais teóricos à luz do Vê espistemológico de Gowin. São Paulo: EPU, 1990.
______. Fascículos do CIEF. Série Ensino-aprendizagem. Adaptado do capítulo “Uma abordagem cognitivista ao ensino da Física”. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1983. n. 1, p.18-54.
______. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. A aprendizagem significativa como um conceito subjacente a subsunçores, esquemas de assimilação, internalização de instrumentos e signos, construtos pessoais e modelos mentais, compartilhar significados e integração construtiva de pensamentos sentimentos e ações. Trabalho apresentado no Encuentro internacional sobre el aprendizaje significativo. Burgos-Espanha, 15 a 19 de setembro de 1997. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2004.
______. Aprendizagem significativa crítica. Conferência proferida no III Encontro Internacional sobre aprendizagem Significativa. Lisboa (Peniche), 11 a 15 de set. 2000. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ apsigcritport.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2004.
______. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Brasil, 2002. Disponível em: <http://www.if. ufrgs.br/public/ensino/vol7/n1/v7_n1_a1.html>. Acesso em: 15 jan. 2005.
MOREIRA, Marco Antonio; ELCIE, F. S. M. Aprendizagem significativa.: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
MOREIRA, Marco Antônio; BUCHTWEITZ, Bernardo. Novas estratégias de ensino e aprendizagem.: os mapas conceptuais e o Vê epistemológico. Lisboa: Plátano, 2000.
MOREIRA, Marco Antonio; SOUSA, C. M. S. G.; SILVEIRA, f. l. Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa. Cadernos de pesquisa. 1982. Disponível em: <http://200.170.210.66:81/cadpesq.nsf/8ce96be1b2e4f08e052564b8006d26fb/ef37e2d0fcc2da 1205256 633004ffa8e?Open Document>. Acesso em: 15 mar. 2006.
NOVAK, Joseph D.; MINTZES, J.; WANDERSEE, H. J. Teaching Science for Understanding. A Humam construtivist View. San Diego: Academic Press, 1998.
NOVAK, Joseph D. Apreender, criar e utilizar o conhecimento: Mapas conceptuaisTM como ferramentas de facilitação nas escolas e empresas. Lisboa: Plátano edições técnicas, 1998.
VALENTE, João Antonio (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. 1999. Disponível em: <http:www.nied.unicamp.br/oea>. Acesso em: 15 de mar. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.