O que mudar na educação? Representações sociais de alunos de Pedagogia analisadas ao longo da formação inicial

Autores/as

  • Bruna Luise da Silva Sant'Ana UFMT
  • Daniela Barros Silva Freire Andrade UFMT

Resumen

Este estudo objetivou investigar as representações sociais de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso sobre mudanças na Educação. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2005), bem como nos estudos sobre mudanças no contexto educacional. Foram realizadas 40 entrevistas semiestruturadas, distribuídas entre as quatro séries da graduação. O corpus pelas entrevistas foi processado no software ALCESTE, sendo utilizada sua análise padrão e também a análise tri-croisé referente à variável Ano. Observou-se que as representações sociais dos acadêmicos em Pedagogia da UFMT sobre mudanças na Educação fazem um movimento entre o engajamento individual perante sua formação e sobre as necessidades de mudanças na Educação, transformando-se ao longo do curso em uma queixa imobilizadora, que parece substituir a atitude de implicação diante das mudanças.

Biografía del autor/a

Bruna Luise da Silva Sant'Ana, UFMT

Mestre em Educação (UFMT). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Psicologia (GPEP).

Daniela Barros Silva Freire Andrade, UFMT

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso
(UFMT). Orientadora desta pesquisa.

Citas

BENTO GUTH, F. Representações Sociais de licenciandos em Ciências Biológicas e Educação Física da UFMT, sobre o futuro do trabalho docente.: um estudo sobre razões para ser professor, atividades docentes atuais e futuras, e do que dependerá o trabalho do professor. 2008. 326f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.

CÂNDIDO, F.; BATISTA, C. M. P. Ouvindo professores. Cuiabá: EdUFMT/FAPEMAT, 2008. 236p. (Coleção Educação e Psicologia, v. 11, Coordenação Eugênia Coelho Paredes).

FARIAS, I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Líber Livro, 2006.

______. Mudar a prática de ensino e suas implicações na cultura docente: sobre o desafio de aprender. In: MONTEIRO, F. M. A. et al. (Org.). Trabalho docente na educação básica.: contribuições formativas e investigativas em diferentes contextos. Cuiabá: EdUFMT, 2007.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som.: um manual prático. Tradução Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: ______ (Org.). As representações sociais. Tradução Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.

MORGADO, L. C. Currículo e profissionalidade docente. Porto: Porto Editora, 2005.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

______. Representações sociais.: investigações em psicologia social. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.

SILVA, I. A. A linha do tempo e as representações sociais de professores do ensino fundamental acerca da escola em Cuiabá. 2004. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2004.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Sant’Ana, B. L. da S., & Andrade, D. B. S. F. (2013). O que mudar na educação? Representações sociais de alunos de Pedagogia analisadas ao longo da formação inicial. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/161

Número

Sección

Artigos