O que mudar na educação? Representações sociais de alunos de Pedagogia analisadas ao longo da formação inicial
Abstract
Este estudo objetivou investigar as representações sociais de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso sobre mudanças na Educação. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2005), bem como nos estudos sobre mudanças no contexto educacional. Foram realizadas 40 entrevistas semiestruturadas, distribuídas entre as quatro séries da graduação. O corpus pelas entrevistas foi processado no software ALCESTE, sendo utilizada sua análise padrão e também a análise tri-croisé referente à variável Ano. Observou-se que as representações sociais dos acadêmicos em Pedagogia da UFMT sobre mudanças na Educação fazem um movimento entre o engajamento individual perante sua formação e sobre as necessidades de mudanças na Educação, transformando-se ao longo do curso em uma queixa imobilizadora, que parece substituir a atitude de implicação diante das mudanças.
References
BENTO GUTH, F. Representações Sociais de licenciandos em Ciências Biológicas e Educação Física da UFMT, sobre o futuro do trabalho docente.: um estudo sobre razões para ser professor, atividades docentes atuais e futuras, e do que dependerá o trabalho do professor. 2008. 326f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.
CÂNDIDO, F.; BATISTA, C. M. P. Ouvindo professores. Cuiabá: EdUFMT/FAPEMAT, 2008. 236p. (Coleção Educação e Psicologia, v. 11, Coordenação Eugênia Coelho Paredes).
FARIAS, I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Líber Livro, 2006.
______. Mudar a prática de ensino e suas implicações na cultura docente: sobre o desafio de aprender. In: MONTEIRO, F. M. A. et al. (Org.). Trabalho docente na educação básica.: contribuições formativas e investigativas em diferentes contextos. Cuiabá: EdUFMT, 2007.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som.: um manual prático. Tradução Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: ______ (Org.). As representações sociais. Tradução Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.
MORGADO, L. C. Currículo e profissionalidade docente. Porto: Porto Editora, 2005.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
______. Representações sociais.: investigações em psicologia social. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.
SILVA, I. A. A linha do tempo e as representações sociais de professores do ensino fundamental acerca da escola em Cuiabá. 2004. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.